Danilo Gentili é condenado a indenizar deputada federal após atitude polêmica

Danilo Gentili

Danilo Gentili foi derrotado na Justiça (Imagem: Reprodução / SBT)

A Justiça de São Paulo tomou uma atitude inesperada contra Danilo Gentili neste mês. A decisão foi tomada por causa de um comentário sobre Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

De acordo com informações do colunista Rogério Gentile, do Splash, o apresentador terá que pagar R$ 20 mil em indenização para a deputada federal.

A decisão foi tomada pela 8ª Câmara de Direito Privado, que pontuou que o contratado do SBT cometeu gordofobia contra a parlamentar. Os comentários do humorista teriam sido feitos em seu Twitter em agosto de 2018.

Na ocasião, Danilo Gentili publicou: “Eu me pergunto quanto do dinheiro que enviamos pra prefeitura a Sâmia Bomfim teria destinado pra comprar X-Burguer”.

Na época, Sâmia Bomfim não atuava como deputada federal e estava no cargo de vereadora de São Paulo.

Em seguida, o famoso fez críticas ao corpo da parlamentar: “A mina é tão gorda que acha que até os ministros devem ser temperados. O interessante é que ela mesmo admite que equivale a 250 mil pessoas”.

“Foi bom avisar com antecedência que vai me processar, assim dá tempo da justiça se preparar e alargar as portas do tribunal para você poder entrar”, declarou.

A então vereadora rebateu as mensagens de Gentili com ironias como “relaxa, é só uma piada. Você é muito maior que isso”.

A decisão da Justiça contra Danilo Gentili

O apresentador do SBT foi alvo da deputada, que o acusou de violar a sua honra e imagem. Na petição inicial, a política declarou que as publicações ultrapassaram a liberdade de expressão e pediu a indenização de R$ 20 mil, que foi concedida.

O desembargador Theodureto de Almeida Camargo disse que as mensagens veiculadas ultrapassaram os limites da lei: “Não é admissível que a liberdade de expressão, pensamento, crítica e informação viole direitos da personalidade, também assegurados constitucionalmente”.

A Justiça falou que o comportamento do titular do The Noite, do SBT, foi visto como “injurioso” e como um reforço para o “estigma da gordofobia”.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]