Nesta quinta-feira (28), a Globo mostrou o caso envolvendo a morte de PC Siqueira. O youtuber foi encontrado morto em seu apartamento no centro de São Paulo. No entanto, o caso Jéssica Canedo, vítima da fake news divulgada por perfis como Choquei, não teve a mesma repercussão.
No Encontro desta manhã, Patrícia Poeta chegou a mencionar a morte da jovem, mas em nenhum momento citou o perfil responsável pela propagação da fake news. O canal virou alvo de críticas do público por sua proteção descarada.
Choquei e Globo são “amigas” no Twitter
Internautas resgataram comentários do perfil oficial da Globo no X (antigo Twitter), em publicações feitas pela Choquei, entre elas sobre o BBB 2024, reality marcado para estrear no próximo dia 8 de janeiro. A conta se tornou a principal parceria do Plim Plim na divulgação do programa na web.
Outros casos de suicídio foram expostos pelos telejornais da casa. Em setembro, a emissora falou sobre a morte da jogadora Walewska, trazendo várias informações aos telespectadores, inclusive no Jornal Nacional.
Nos dois primeiros casos, as mortes foram provocadas com a ajuda do chamado tribunal da internet. Sobre PC Siqueira, a polícia iniciou uma investigação para a apuração do caso.
Confira:
🚨AGORA: TV Globo fala pela primeira vez do caso ‘Jéssica Canedo’ jovem que morreu após uma ‘Fake News’. #Encontro #Choquei #FakeNews pic.twitter.com/ugcPX61MaS
— Brenno Moura (@brenno__moura) December 28, 2023
Hoje, a Globo destacou o caso de suicídio do PC Siqueira. Enquanto isso, o caso Jessica, que foi vítima da fake news divulgada pela Choquei, segue sendo ignorado pela emissora 🤷♂️pic.twitter.com/q2YnGeQdRg https://t.co/olU3GKfoTb
— Renan (@renanz__) December 28, 2023
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].