Globo e SBT caem na audiência e escancaram má fase da TV aberta em 2023

Globo
Globo e SBT perdem audiência em 2023 com fracasso de novelas (Imagem: Reprodução – Globo – SBT / Montagem – RD1)

O ano de 2023 não foi o melhor para a TV aberta, que fechou com 7% menos audiência na Grande São Paulo. O número foi alcançado graças ao crescimento do YouTube e do streaming. Globo e SBT ficaram no topo dos canais que mais perderam público.

Na principal praça para o mercado publicitário do país, o SBT registrou 3,7 pontos de média, contra 4,2 pontos de 2022. No período da noite, a queda foi de 17%, muito por causa do fracasso de A Infância de Romeu e Julieta. Na média total, o canal caiu 12%.

Globo perde menos audiência que o SBT

A Globo saiu de 14,1 pontos em 2022 para 13,4 pontos em 2023. Com menos 5% de público ao longo do ano, a emissora líder de audiência se manteve na ponta com 31,7% do público. As informações são do jornalista José Armando Vannucci.

Vale ressaltar que o número muito se deve a fracasso de audiência de pelo menos dois horários: a faixa das 18h, atualmente com Elas por Elas, e o horário das 19h, ocupado por Fuzuê.

A Record, por sua vez, conseguiu 5,1 pontos de média, o mesmo índice do ano anterior. No entanto, de modo geral, a TV aberta despencou em meio ao crescimento de 11% das plataformas digitais. No ano, a média do grupo foi de 8,9 pontos.

O soco mais forte foi sentido na TV por assinatura, que arrematou 3,4 pontos no ano passado, diante de 4,1 de 2022. Em porcentagem, 17% do telespectador abandonou a programação da TV paga.

Os dados são consolidados pelo Ibope.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].