Ivan Baron fez uma publicação no Instagram para comentar o capacitismo contra Vinicius, participante do BBB 2024.
Confira tudo que rola ao vivo no BBB 2024 na cobertura especial do RD1
O influencer, que convive com paralisia cerebral, problematizou uma situação em que o atleta é chamado de “perninha” por Rodriguinho e Nizam, e ainda comentou o fato de Camarote não se importar com as “piadas”.
“É problemático em várias camadas. Independentemente se o Vini ou outra pessoa amputada não se incomoda com o apelido envolvendo sua deficiência, a gente precisa lembrar que essa escolha não pode ser feita de maneira individual, e sim coletiva“, frisou.
O criador de conteúdo salientou que Vinícius está em rede nacional e está representando uma comunidade que diariamente é excluída e vista como motivo de chacota.
“Quando ele autoriza tal apelido, é como legitimizar o capacitismo recreativo. Eu não quero colocar a culpa no Vinícius, mas a falta de noção de pessoas sem deficiência, que a todo momento querem fazer uma gracinha ou resumir o outro à condição atípica que possui”, salientou.
“Imagina aí chamar o Rodriguinho ou outro participante negro ou negra a todo momento de ‘neguinho’ ou ‘neguinha’. Seria um ato extremamente racista, vamos concordar?”, comparou.
Vinícius foi chamado de Cotinho no BBB 2024
Cabe lembrar que, durante a primeira Prova do Líder da edição, Maycon chamou o atleta de “cotinho”.
Na ocasião, Vinícius se divertiu e pareceu não ficar ofendido com o ocorrido. Por outro lado, Marcus alertou o cozinheiro e disse que brincadeira tem limite.
Nas redes sociais, a fala do Pipoca foi altamente criticada pelos internautas. Nesta quinta-feira (11), o “tio da merenda” deixou a casa.
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.