Carnaval da Globo gera crise nos bastidores e provoca reação da Federação dos Jornalistas

Globo
Carnaval na Globo rende críticas e manifestação oficial da Fenaj (Imagem: Reprodução / Globo)

A cobertura do Carnaval realizada pela Globo balançou a relação com a Federação Nacional dos Jornalistas, que emitiu nota de repúdio pela ausência de profissionais do meio no trabalho feito pelo canal da família Marinho nos quatro dias de desfile.

A entidade enfatizou a importância do trabalho jornalístico na cobertura do evento. “Por meio de reportagens, os repórteres oferecem uma visão abrangente das tradições, dos desafios e das transformações do Carnaval”, declarou.

Globo coleciona gafes na cobertura do Carnaval

Em um dos momentos mais inesperados, o repórter Vitor Di Castro, influencer, posicionou o microfone no pé de uma mulher que estava na arquibancada arriscando uns passos de samba. Milton Cunha riu da situação ao vivo.

Outros episódios passaram batido na transmissão, desde incidentes sérios até carros quebrados e problemas corriqueiros de várias escolas de samba ao longo de cada desfile.

Por tudo isso, a Fenaj expressou o “valor inestimável do jornalismo na promoção da informação precisa e na preservação da memória coletiva”.

A entidade declarou que “ao valorizarmos o trabalho das/dos jornalistas durante o Carnaval, fortalecemos não apenas a liberdade de imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática”.

Questionado pela revista Veja sobre os problemas e as críticas, Boninho não entrou na questão e se mostrou alegre pelo resultado proporcionado pela nova equipe. O global lembrou da sua função de direto. “Não estou nem aí para as críticas”, detonou.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].