A Globo não fala oficialmente, mas está bastante preocupada com a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. A emissora está com um desfalque gigantesco antes mesmo do início das competições.
O motivo? A vergonha da seleção olímpica. No dia 11 de fevereiro, o Brasil perdeu para a Argentina, por 1 a 0, no Pré-Olímpico, e não conseguiu vaga para o torneio. A seleção feminina, por outro lado, está garantida.
Historicamente, o futebol masculino nas Olimpíadas sempre foi sinônimo de altos índices de audiência, o que ajudava a média final do evento na Globo.
A participação da seleção seria fundamental para a venda aos patrocinadores e ao COI (Comitê Olímpico Internacional), segundo a Folha de S. Paulo.
Olimpíadas na Globo e na Record decolaram na audiência com o futebol
Em 2008, Brasil x Argentina, pela semifinal, marcou 31 pontos na Globo. Em 2012, Brasil x México, rendeu 17 pontos de média e 21 pontos de pico para a Record.
Em 2016, a emissora da família Marinho abocanhou 38 de média e 43 de pico com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em 2021, o bicampeonato do Brasil somou 21 pontos de média e 24 pontos de pico.
O canal líder de audiência iniciou a preparação para a cobertura dos Jogos Olímpicos. O pacote comercial já está no mercado em busca de parceiros, com previsão de faturamento na casa de R$ 400 milhões. Ao todo, seis cotas estão disponíveis no mundo publicitário.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].