O remake de Renascer vem se envolvendo em uma questão completamente polêmica e foi apontado como supostamente fazer uma apologia ao incesto.
Isso porque a trama seguiu à risca certas cenas e falas da versão original, exibida pela Globo em 1993, mesmo a realidade atualmente sendo bem diferente.
A ONG Vozes de Anjos entrou com uma ação contra a emissora carioca justamente por mostrar a relação amorosa de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca).
Os dois, a princípio, se tratavam como pai e filha, já que ele dizia que a moça era a herdeira que ele não teve com Maria Santa (Duda Santos), com quem só teve filho homem.
Mesmo depois da jovem passar a chamá-lo de “painho”, os dois acabaram desenvolvendo um sentimento amoroso e até se casaram. Ainda assim, Mariana não deixa de se referir ao fazendeiro como se fosse seu pai.
Segundo informações do Correio Braziliense, a ONG é responsável por atuar na defesa dos interesses de mães, crianças e adolescentes e acredita que este tipo de diálogo na trama do horário nobre deve ser removido.
ONG se justifica após ação contra Renascer
“Está em exibição agora em veículo audiovisual em modo novela, além de naturalizar uma relação amorosa entre a representação de pai e filha. A violação pelo incesto mostrado repetidamente em ritmo de novela. Essa naturalização continuada, mesmo que romanceada, está veiculando um crime contra crianças e adolescentes“, explicou a presidente, Ana Iancarelli.
Para a ONG, a ideia é justamente evitar ainda mais danos à sociedade, combatendo a banalização que o tema incesto pode causar, mesmo sabendo que os personagens não têm qualquer vínculo sanguíneo.
A organização explicou que entende tal situação, mas reforçou que o remake romantiza o assunto e que isso pode afetar os direitos das crianças e dos adolescentes.
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.