O espírito de Maria Santa (Duda Santos) parece ter um papel fundamental na parte emocional da família Inocêncio. Ela retornará à trama de Bruno Luperi para auxiliar José Inocêncio (Marcos Palmeira) no processo de luto pela morte de seu filho.
Após ver de perto a morte de José Venâncio, que foi vítima de uma emboscada feita por Egídio (Vladimir Brichta), Inocêncio ficará extremamente abatido, sem vontade de viver e também de comer. Ele ainda se recusará a tomar banho.
Ele carregará a culpa pela morte de seu filho e se distanciará de Mariana. A dor do protagonista será tão visível que fará com que Mariana também peça a presença da ex-mulher de Inocêncio.
Como faz desde a morte de Santinha, José Inocêncio perguntará a Nossa Senhora o motivo pelo qual fizeram uma barbaridade tão grande com o seu filho. Mariana verá toda a cena de Inocêncio pedindo uma explicação e terá a ideia de pegar a manta para cobrir o ombro do protagonista.
“Onde é que você tava, Maria Santa, que me dêxo uma barbaridade dessa acontecê ao nosso filho? Que num me mandô nem um sinal? Tive com ele num minuto, no ôtro ele me apareceu aqui assim, sem vida… E você, Maria Santa? Cadê você, que num me aparece?”, perguntará ele.
Alma de Maria Santa retorna à trama e traz confirmação a José Inocêncio
Na cena seguinte, o espírito de Maria Santa aparecerá enquanto José Inocêncio está dormindo. Ela acordará o personagem interpretado por Marcos Palmeira e ele desabará: “Tá me doêno demais aqui dentro do peito, num sabe?”, dirá ele.
Serena, Santina explicará que Venâncio está bem mais próximo dele: “Perdêmo, não, Zé… Perdêmo nada. Se aquiete, Zé… Num sofra por ele, num chore por nosso minino, amô de minha vida, que ele tá bem dondé que ele tá… Agora tá mais perto d’eu que d’ocê…”, falará ela.