No Jornal Nacional desta sexta-feira (10), William Bonner apareceu mais uma vez direto do Rio Grande do Sul, onde comandou boa parte do telejornal. O âncora, com autorização da Globo, abriu espaço para o governo Lula, que aproveitou o momento e desmentiu uma matéria do SBT.
O ministro Paulo Pimenta, designado para comandar toda a força-tarefa em nome do governo federal, fez um longo desabafo sobre fake news feita por bolsonaristas contra o trabalho das autoridades, inclusive do Exército.
Em determinado ponto da conversa, o político citou algumas informações falsas, por exemplo, que “a Polícia Federal, a Receita Federal, estavam exigindo nota fiscal de donativos”. Ele frisou: “E tudo isso era mentira”.
Na luta contra a desinformação, Pimenta desabafou para William Bonner. “Eu fico pensando o que leva uma pessoa sentar atrás de um computador e produzir desinformação e divulgar isso de forma industrial?”, indagou.
Globo deixa governo destacar mentira em semana polêmica para o SBT
No início desta semana, uma matéria do Tá Na Hora, do SBT, expôs que caminhões estavam sendo barrados no caminho para o Rio Grande do Sul pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) por falta de nota fiscal e excesso de peso nos veículos com donativos.
O material revelado gerou enorme discussão nos bastidores, incluindo o Palácio do Planalto, a Globo e até a Record. A imprensa de modo geral ficou incomodada com a forma como o canal de Silvio Santos produziu e exibiu a reportagem, com doses de sensacionalismo e críticas ao governo.
Confira:
🚨📝 Fake news que prejudicam atuação de forças públicas no RS são foco de investigações da PF, diz ministro Paulo Pimenta. Resgates e manutenção da dignidade de pessoas em abrigos são prioridade, segundo Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação #JN pic.twitter.com/C0eWJPOTgR
— Jornal Nacional (@jornalnacional) May 11, 2024
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].