Xuxa Maneghel voltou a se envolver em uma verdadeira polêmica nesta semana ao participar da 7ª Edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, o qual foi voltado à promoção da diversidade e combate ao racismo.
A apresentadora foi a responsável por fazer uma pergunta que perdurou por alguns anos em sua vida, quando afirmou que “queria ter nascido negra”.
A presença da ex-contratada da Globo foi justamente para questionar uma Inteligência Artificial sobre a situação. No evento, a eterna rainha dos baixinhos se justificou antes da pergunta.
“Desde pequena, acho que todo mundo sabe disso, eu digo que acho tão bonita a beleza negra e que gostaria de ter nascido uma mulher negra. Mas eu sou hiper julgada, mal julgada por essa fala“, comentou.
Em seguida, a loira se dirigiu à Inteligência Artificial e quis saber o que ela achava sobre o fato dela, como uma mulher branca, dizer que gostaria de ter nascido negra.
A tecnologia disparou: “Xuxa, é bonito você dizer que admira a beleza negra, mas a estética é apenas uma das características inerentes a uma mulher preta ou parda. Não é que você não pode, mas talvez não poderia falar isso sem uma ressalva sobre todo o contexto de uma vivência feminina negra“.
Xuxa questiona IA sobre outro tema polêmica
Em seguida, a IA reforçou que “há uma série de opressões, obstáculos e uma série de situações discriminatórias que uma mulher negra pode passar, que torna a existência dela muito mais difícil”.
A tecnologia explicou que a fala da ex-apresentadora da Record só enxerga uma bela superfície. Outro tema abordado pela mãe de Sasha Meneghel foi a música Brincar de Índio.
A Inteligência rebateu dizendo que não se fala mais índio, mas indígena e que os mesmo “não fazem barulho, mas falam várias línguas e têm várias formas de expressões”.
Confira:
No Prêmio Sim à Igualdade Racial, o ID_BR lançou Deb, uma inteligência artificial desenvolvida para promover a diversidade e fomentar o conhecimento.
Durante a cerimônia, Xuxa apresentou Deb, destacando como essa IA poderá auxiliar e estimular a compreensão de diversas questões… pic.twitter.com/ZfxqeysCn5
— Africanize (@africanize_) May 27, 2024
INDIO FAZER BARULHO? NADA DISSO! Inteligência artificial explica a Xuxa que a música “Brincar de Índio” é problemática pois reproduz estereótipos e caricaturas sobre a cultura indígena, reduzindo a diversidade e complexidade desses povos a uma brincadeira simplista. #Xuxa pic.twitter.com/mgaT2lytTg
— Xuxa Xou (@xuxaxou_) May 27, 2024
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.