No Em Pauta de segunda-feira (1º), Guga Chacra e Demétrio Magnoli protagonizaram um momento tenso na GloboNews. Ao vivo, os comentaristas deram opiniões diferentes sobre as eleições legislativas da França.
O correspondente de Nova York se mostrou exausto em tentar explicar ao colega sobre a visão extremista de Marine Le Pen. Para Guga, Magnoli passou a normalizar ideias racistas, xenofóbicas e islamofóbicas.
No telejornal, Guga subiu o tom e se irritou. “Eu já desisti de entrar nessa questão da extrema direita. Ela é extrema direita. Eu prefiro ficar com o Le Monde, The Economist, New York Times, Washington Post”, falou.
Chacra citou o orgulho pela profissão de jornalista. “Eu sempre sigo nessa linha porque é assim que ela é descrita, inclusive, na França. Normalizar uma xenófoba, islamofóbica, racista contra árabes é muito grave. A direita tradicional não prega essas coisas”, alertou.
Demétrio Magnoli tenta se defender, mas é interrompido por Guga Chacra
Na sequência, Demétrio pediu tempo para Marcelo Cosme, o âncora do Em Pauta, e sugeriu que Guga expôs sua indignação moral e não explicou para os espectadores a atual situação da França.
Não demorou muito e Guga tomou a palavra e insistiu no discurso. “Estão normalizando a extrema direita. É isso que está acontecendo, Demétrio”, reforçou.
Demétrio mandou Guga esperar o fim da sua declaração. “Mas você corta a Flávia [Oliveira, comentarista da GloboNews] o tempo todo. Eu não posso falar?”, questionou.
Demétrio ficou visivelmente irritado e Marcelo Cosme foi obrigado a intervir. O telejornal do canal da Globo seguiu com o mal-estar entre os comentaristas até o fim da edição.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].