Uma grande surpresa aconteceu com a confirmação de que a Globo escolheu o remake de Cabocla para assumir a faixa da Edição Especial, atualmente ocupada por Cheias de Charme. A trama está fazendo vinte anos de sua exibição original, que por sinal é repleta de curiosidades.
Quando entrou no ar em 2004 no horário das 18h, a novela levou ao ar uma das cenas que foram proibidas no passado. A história inspirada no livro de Ribeiro Couto foi adaptada pela primeira vez em 1959, pela extinta TV Rio.
Vinte anos depois, Benedito Ruy Barbosa resolveu fazer uma versão sua da trama para a Globo, contando com Fábio Júnior e Gloria Pires no elenco. O remake de 2004 foi comandado por Edmara e Edilene Barbosa, filhas do escritor.
Em uma entrevista para o site Teledramaturgia, de Nilson Xavier, as autoras afirmaram que estavam atualizando os diálogos daquela época. Inclusive, chegaram a crescer a participação de alguns personagens e mexeram em cenas importantes.
Benedito Ruy Barbosa esteve supervisionando o trabalho das filhas no remake de Cabocla na Globo
Edmara e Edilene Barbosa ressaltaram que sempre mantiveram a estrutura básica dos capítulos e mantiveram a maneira que o pai conduziu tudo. Por outro lado, Benedito teria deixado as duas livres para criar dentro da linha dele.
Justamente por ter uma nova abordagem, o remake de Cabocla resgatou cenas que foram censuradas em 1979. Em uma delas o novelista teria sido impedido de levar ao ar uma cena em que Zeca encontra Luís Jerônimo no quarto da fazenda do Coronel Boanerges.
“A censura era imbecil demais. […] Eles não queriam que aparecesse uma cena de dois solteiros conversando em um quarto. Achavam uma afronta”, disparou Benedito Ruy Barbosa.
O retorno da novela está programado para o final de agosto, quando os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estarão chegando ao fim.
Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.