Tecnologia em alta: as inovações que estão revolucionando o mercado das TVs

TVs Ana Maria Braga
TVs cheias de tecnologia viram as sensações do momento e crescem no mercado (Imagem: Reprodução – Globo e Freepik / Montagem – RD1)

Assim como os celulares, o mercado de TVs também segue cada vez mais avançado e surpreendendo os consumidores. Novas tecnologias estão sempre surgindo e isso costuma a causar dúvidas no público que não está por dentro de algumas dessas novidades. 

Com telas maiores e uma riqueza impressionante na qualidade de imagem, atualmente os modelos mais comuns disponíveis para o público possuem tecnologia 4K e 8K. Porém, as telas estão avançando de uma maneira impressionante. 

Parte dos aparelhos também contam com sistemas sofisticados, ainda mais agora com o avanço da inteligência artificial. Nos últimos meses, os valores também ficaram competitivos e todo mundo quer ter a melhor experiência de entretenimento em casa. 

Confira as mais recentes tecnologias para as telas das TVs:

  • LED: A tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz) é a mais comum e acessível. As TVs LED utilizam LEDs para iluminar a tela e oferecem boa qualidade de imagem, baixo consumo de energia e são mais leves que as antigas TVs de tubo.
  • QLED: O QLED (Quantum Dot LED) é uma evolução do LED, utilizando pontos quânticos para produzir cores mais vibrantes e precisas, além de oferecer um melhor contraste.
  • OLED: A OLED (Organic Light-Emitting Diode) é considerada uma das melhores tecnologias disponíveis. Cada pixel da tela OLED emite sua própria luz, resultando em cores mais puras, pretos mais profundos e ângulos de visão mais amplos.
  • Mini-LED: Uma tecnologia intermediária entre LED e OLED, utilizando mini LEDs para controlar a iluminação local com mais precisão, oferecendo um contraste superior e melhor desempenho em ambientes com muita luz.

Existem outras tecnologias importantes na hora de escolher uma TV?:

A escolha de uma nova TV é sempre muito complicada atualmente por conta do enorme avanço tecnológico. Por isso, é importante escolher bem cinco pontos importantes que listamos abaixo:

  1. Resolução: A resolução da tela indica o número de pixels que a compõem. As resoluções disponíveis com fácil acesso são Full HD (1920×1080), 4K (3840×2160) e 8K (7680×4320).
  2. HDR (High Dynamic Range): Uma tecnologia que nem todo mundo entende ainda, mas ela permite que a TV reproduza uma gama mais ampla de cores e brilho, proporcionando imagens mais realistas e com maior profundidade.
  3. Smart TV: As Smart TVs possuem sistemas operacionais que permitem acessar a internet, aplicativos de streaming, navegar na web e muito mais. Por isso, é sempre bom focar nas que possuem ótimos sistemas, como a Google TV, Android TV, Tizen e outros. 
  4. Taxa de atualização: A taxa de atualização, medida em Hertz (Hz), indica quantas vezes a imagem é atualizada por segundo. As de 120Hz proporcionam imagens mais fluidas, especialmente em conteúdos com muito movimento. Porém, geralmente os modelos de 60Hz são bem mais baratos. 
  5. Dolby Vision e HDR10+: São padrões de HDR que oferecem uma experiência de visualização mais imersiva, com cores mais precisas e maior brilho. Geralmente, os dois costumam trazer uma sensação impactante para o usuário.  
Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.