SBT confirma volta do Show do Milhão com inteligência artificial e série de novidades

O novo Show do Milhão está confirmado no SBT a partir do próximo domingo (8) dentro do Programa Silvio Santos. Pela primeira vez na história, o game será apresentado por uma mulher: Patricia Abravanel.

Show do Milhão
Patrícia Abravanel apresenta o Show do Milhão no Programa Silvio Santos (Imagem: Gabriel Cardoso / SBT)

A atração de perguntas e respostas do SBT está de volta com uma nova roupagem, mantendo o formato de sucesso. Embora mantenha a configuração tradicional, o programa apresentará novidades nesta edição, como o assistente virtual movido por inteligência artificial.

Patrícia Abravanel está empolgada com a volta do Show do Milhão. “Estou muito honrada em apresentar o Show do Milhão, um programa que faz o maior sucesso e é parte da história da TV brasileira. Já estou ansiosa para entregar 1 milhão de reais”, diz.

A apresentadora vai conduzir o de uma maneira diferente. A filha número 4 de Silvio Santos vai adotar um tom mais sério, tal e qual feito pelo pai no início dos anos 2000.

A história do Show do Milhão

Lançado em 1999 por Silvio Santos, o Show do Milhão, inicialmente batizado como Jogo do Milhão, rapidamente chamou a atenção do telespectador. 

Em 2000, com o nome já alterado para Show do Milhão, o programa se tornou um sucesso absoluto de audiência, repleto de emoção, especialmente quando o apresentador proferia suas icônicas frases: “Posso perguntar?”, “Está certo disso?” e “Certa resposta!”.

Em edições especiais históricas, a atração reuniu apresentadores, cantores, políticos e atores, e contou com edições patrocinadas, atingindo um marco histórico: a maior promoção da história da TV brasileira até então, com 75 milhões de cartas recebidas para edições em parceria com uma empresa alimentícia.

As temporadas com Silvio Santos foram encerradas em 2009. Em 2021, Celso Portiolli retornou ao comando com uma série de programas com nova roupagem, mas com a mesma emoção de sempre.

SBT resgata plateia do Show do Milhão após 3 anos

O cenário está inteiramente reformulado. O retorno da plateia também marca um momento significativo, já que na temporada de 2021, por conta da pandemia de Covid-19, o público no estúdio foi restrito, limitando-se apenas a Portiolli, os produtores e os participantes.

O Show do Milhão conta com três cotas patrocinadoras: Universidade Cruzeiro do Sul, EMS e Copag. Além disso, as marcas ganham destaque nos mecanismos de auxílio aos participantes.

Entenda as regras do game show do SBT

O novo Show do Milhão segue a seguinte dinâmica para a seleção de participantes: na primeira etapa, a pré-seleção é realizada através de inscrições no site do SBT. 

Na segunda etapa, a apresentadora Patrícia Abravanel faz um sorteio com 12 candidatos no palco para iniciar o programa e concorrer ao prêmio de 1 milhão de reais. 

Se o participante perder ou desistir, Patricia efetua mais um sorteio para outro candidato jogar. A cada episódio, com duração de cerca de uma hora, até três participantes podem disputar o prêmio, sempre respeitando o tempo do formato.

O game show possui uma sequência de 17 perguntas, divididas em três níveis de dificuldades: cinco perguntas do nível fácil, seis perguntas do nível médio e cinco perguntas do nível difícil, além da pergunta final de 1 milhão de reais.

A partir da segunda pergunta, o participante pode optar por parar, o que corresponderá ao prêmio conquistado na pergunta anterior. Caso erre, levará 50% do prêmio conquistado na pergunta anterior. Somente na última pergunta há o risco de perder tudo caso não acerte.

No novo Show do Milhão, o participante tem quatro tipos de ajuda disponíveis. Apenas na pergunta de 1 milhão a ajuda não pode ser utilizada, independentemente de quais ainda restam. Os auxílios são:

  • Assistente Virtual: com a ajuda de um assistente virtual, comandado por uma inteligência artificial que analisa e coleta dados e informações de uma rede, o participante pode solicitar a pesquisa da pergunta em questão.
  • Cartas Copag: utilizando um baralho tradicional com as cartas Ás, 2, 3 e “Rei”, patrocinado pela Copag, o competidor pode, por meio da sorte, eliminar uma, duas, três ou nenhuma alternativa, respectivamente, da questão em si.
  • Universitários Cruzeiro do Sul Virtual: são consultados três estudantes da “Universidade Cruzeiro do Sul Virtual”, presentes na plateia e convidados pelo programa para auxiliar no segmento do jogo.
  • Pulos EMS: por três vezes, utilizando o “Pulo EMS”, o jogador pode recusar-se a responder à pergunta e passar para a próxima.

Confira:

 

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].