Eliana estreou na tela da Globo na última quinta-feira (28) com o Vem Que Tem. Apesar do programa ser bastante comercial, as brincadeiras com a plateia e as interações com Paulo Vieira deixaram a apresentadora totalmente “em casa”.
Logo no início, Eliana destacou a emoção de voltar a comandar um auditório, e a sua experiência ficou evidente. A apresentadora mostrou que sabe, como ninguém, dominar esse formato tão tradicional da televisão brasileira.
Nas redes sociais, a recepção foi muito positiva. “A presença de palco da Eliana é algo impressionante”, comentou um internauta no X. Outro destacou: “Eliana é uma apresentadora nata! Já era para a Globo ter dado a ela um programa como o que tinha no SBT”.
Outro telespectador resumiu bem o sentimento geral: “Há anos eu não via um programa de auditório com a Eliana. Ontem assisti um bom pedaço do Vem Que Tem e só pensava como ela é uma super apresentadora: carismática, mega profissional e segura no ‘ao vivo’. Melhor contratação da Globo!”
Um futuro promissor, mas com mais investimento
Além do Vem Que Tem, Eliana também está brilhando no Saia Justa, do GNT, ao lado de Tati Machado, Rita Batista e Bela Gil. A apresentadora ainda retornará em janeiro com o The Masked Singer Brasil, consolidando sua presença em diferentes formatos na emissora.
No entanto, fica evidente que Eliana poderia ocupar um espaço mais robusto na programação da Globo. Embora tenha deixado claro que não quer repetir o formato de auditório que comandou por quase duas décadas no SBT e na Record, é inegável que ela tem talento de sobra para conduzir uma atração maior e mais consistente.
Sua experiência no comando de programas ao vivo e sua capacidade de engajar o público foram reconhecidas por Silvio Santos ainda em sua juventude, e continuam sendo um de seus maiores trunfos.
Audiência e impacto comercial
Mesmo com uma leve queda na audiência em relação ao ano passado, quando marcou 10,8 pontos, o Vem Que Tem liderou isoladamente, atingindo 10,4 pontos na edição de 2023. Exibido entre 22h33 e 0h24, o especial superou a soma das audiências de Record e SBT no horário.
Além disso, Eliana impulsionou o faturamento do programa, que contou com grandes anunciantes, como Whirlpool (Brastemp), Mercado Pago, Mercado Livre e Dell. O formato comercial do programa, que estreou em 2022, se consolidou como um sucesso ao aliar entretenimento e ofertas para a Black Friday.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]