Após anos de especulação, Antonio Fagundes finalmente revelou o verdadeiro motivo que o levou a deixar a Globo após mais de quatro décadas de parceria.

Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o veterano ator explicou que a decisão partiu dele, após uma exigência da emissora durante as renegociações de contrato.
Segundo Fagundes, a Globo informou que não manteria mais o esquema especial que permitia ao ator conciliar as gravações de novelas com suas apresentações no teatro — uma rotina que ele mantinha há anos.
“Quando a emissora disse que eu não teria mais esse esquema de gravar segunda, terça e quarta para fazer as minhas peças, eu falei: ‘Não faço mais’”, revelou o ator, com franqueza.
Antonio Fagundes: “Perderam o patrimônio deles”
Aos 74 anos, Fagundes não escondeu a frustração com a mudança de postura da emissora, que segundo ele jogou fora um investimento de décadas.
“Eu levei 44 anos para me especializar. Quando atingi o auge da minha especialização, eles mudaram o processo de produção. Perderam o investimento deles. Perderam o patrimônio deles (…). Alguns colegas de teatro reclamam sobre a TV, dizendo: ‘Eu não sou máquina’. Eu não. Eu queria ser uma máquina, a mais perfeita daquele processo”, afirmou.
A crítica vai além do caso pessoal. Para o ator, a Globo errou ao dispensar grande parte do seu elenco mais experiente nos últimos anos: “Tem uma turma que está lá agora, de jovens extraordinários, mas que não têm 40 anos de experiência”, disparou.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]