É o fim? Caldeirão com Mion é alvo de decisão bombástica da Globo

O Caldeirão com Mion vive seu momento mais delicado desde a estreia na Globo. Enfrentando queda de audiência e críticas crescentes, a atração comandada por Marcos Mion pode passar por uma mudança radical nos próximos meses.

Globo
Caldeirão com Mion poderá ter mudança em breve (Imagem: Reprodução / Globo)

O programa poderá passar por uma transferência do estúdio do Rio de Janeiro para São Paulo. A medida, ainda em avaliação, seria uma tentativa da Globo de reverter o desempenho negativo do programa nas tardes de sábado.

Segundo o colunista Flávio Ricco, do portal LeoDias, a mudança geográfica está sendo considerada nos bastidores da emissora como uma estratégia para aproximar o programa do público que ainda sustenta sua audiência, majoritariamente concentrado na Grande São Paulo.

Por ora, trata-se apenas de uma possibilidade em discussão, mas a preocupação nos bastidores é real.

Audiência em queda e críticas a Marcos Mion

Apesar de ter começado com força, o Caldeirão perdeu fôlego ao longo do tempo. A Globo chegou a questionar publicamente o sistema de medição de audiência da Kantar Ibope, alegando que o método já não reflete com precisão o novo comportamento do público, especialmente no meio digital.

A emissora, inclusive, estuda formas alternativas de aferição para entender melhor o impacto de seus programas.

Mas o problema não está apenas nos números. Marcos Mion vem acumulando críticas nas redes sociais e até dentro da própria emissora. Seus bordões e frases motivacionais, marca registrada desde sua passagem pela MTV e Record, parecem não surtir mais o mesmo efeito.

O público reclama da excessiva teatralidade e repetição, e isso tem impactado até mesmo sua presença em grandes coberturas da Globo.

Virou piada no especial de 60 anos da Globo

O desgaste de imagem do apresentador foi escancarado durante o especial de 60 anos da Globo. No evento, Mion virou alvo de piadas afiadas dos humoristas convidados:

“Mion está ali. Ele com frases bonitas. Daqui dois minutinhos cria uma igreja”, ironizou Tatá Werneck. “Mas não é uma igreja? Começa o Caldeirão e coloco uma água em cima da TV”, brincou Paulo Vieira. “Você sai da Record, mas a Record não sai de você”, debochou Fábio Porchat.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]