A morte de Preta Gil, ocorrida neste domingo (20), gerou uma onda de homenagens emocionadas em todo o Brasil.
Uma das mais comentadas foi a de Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, que compartilhou em suas redes sociais um trecho da última participação da cantora no programa de seu pai, no ano de 2018, durante o quadro Jogo das Três Pistas.
Na publicação, Patrícia escreveu: “Meus sentimentos a toda a família Gil”, tentando prestar uma homenagem à artista.
No entanto, o gesto acabou dividindo a opinião do público, principalmente por reacender um episódio traumático que Preta Gil havia vivenciado no programa de Silvio Santos, que envolvia gordofobia e comentários desrespeitosos feitos ao vivo pelo apresentador.
O episódio de gordofobia no palco de Jogo das Três Pistas
No livro Os Primeiros 50, Preta Gil relatou com detalhes como se sentiu desrespeitada por Silvio Santos durante a gravação daquele programa.
A cantora revelou que o apresentador fez piadas sobre seu corpo, questionando de forma debochada como ela teria “arrumado um marido”. Para Preta, os comentários carregavam um tom claro de preconceito e desrespeito.
“Ali, naquele palco, tudo começou a desandar. Foi uma dor genuína. Eu não estava preparada para aquilo”, escreveu Preta em sua autobiografia.
Ela também relatou a tristeza de perceber que a gordofobia estava tão enraizada na sociedade. “A gordofobia está em todo lugar. Eu me senti impotente, me entreguei”, desabafou a cantora.
O sofrimento de Preta Gil e a reação da produção
O desconforto de Preta foi tão grande que, ao final da gravação, ela deixou o estúdio em lágrimas.
“Quando eu saí do programa chorando, aos prantos, a direção estava visivelmente chateada comigo. ‘Que pena que você não levou na brincadeira. Que pena que você não teve humor’”, relembrou ela, explicando a dificuldade de lidar com as palavras de Silvio Santos.
Preta também compartilhou que a parte mais ofensiva do programa foi cortada da edição que foi ao ar na televisão. “Ele levou o programa ao ar e tirou toda a parte em que me agrediu verbalmente. E eu apareço com aquela cara fechada por estar muito incomodada”, contou.
Repercussão nas redes sociais
A homenagem de Patrícia Abravanel gerou polêmica, com diversos internautas apontando que a publicação ignorou o episódio de sofrimento vivido por Preta no programa de Silvio Santos.
“Não apaga o que ela passou naquele palco. Preta foi humilhada e silenciada”, escreveu um usuário. “Justamente esse programa foi o pior dia dela com o Silvio. Isso não é homenagem, é apagar uma dor”, comentou outro seguidor.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]