A Globo vai ganhar um novo concorrente na TV aberta: o X-Sports, canal do Grupo Kalunga voltado exclusivamente para esportes, promete balançar o mercado televisivo.
A nova emissora ocupará a antiga frequência da MTV Brasil, ativa entre os anos 1990 e 2013, e deve iniciar suas transmissões em breve.
Parceria com a ESPN e grandes campeonatos
Um dos maiores trunfos do X-Sports é a parceria com a ESPN, que sublicenciará conteúdo de seus canais. Estão confirmadas as transmissões de sete campeonatos de peso, incluindo:
- Premier League (Inglaterra)
- LaLiga (Espanha)
- Serie A (Itália)
- Liga Portugal
- EFL Championship (segunda divisão inglesa)
- Copa do Rei da Espanha
- Copa da Alemanha
A ESPN continuará com prioridade na escolha dos jogos e não participará da produção do conteúdo do X-Sports, que contará com uma equipe própria.
Modelo inspirado no Esporte Interativo
O canal esportivo terá uma proposta semelhante à do Esporte Interativo, que marcou a TV aberta antes de migrar para a TV por assinatura em 2018.
Além da ESPN, o X-Sports deve anunciar outras parcerias para diversificar o conteúdo.
A trajetória do Grupo Kalunga na TV
O Grupo Kalunga, que controla a frequência do canal 32 desde 2014, já tentou lançar outros projetos de TV. Um deles foi a Loading, emissora voltada para cultura pop, animes e games, que encerrou atividades em 2021 após dificuldades financeiras.
Atualmente, parte da grade do canal 32 é ocupada pela Igreja Mundial do Poder de Deus, mas a estreia do X-Sports deve marcar uma nova fase da emissora e acirrar a disputa por audiência com grandes canais, como a Globo.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]