Sábado Animado completa 30 anos no SBT e diretor abre o jogo sobre novidades em 2025

No próximo sábado, 23, o SBT exibe uma edição especial do Sábado Animado em comemoração aos 30 anos da atração. Sob o comando de Silvia Abravanel, o programa infantil estreia um cenário moderno e lúdico, com telões de LED e ambientação inspirada no universo dos personagens Greens.

Silvia Abravanel e Jeff Carvalho
Silvia Abravabel e Jeff Carvalho, o diretor-geral, no novo cenário do Sábado Animado (Imagem: Divulgação / SBT)

A nova cenografia traz uma paisagem encantada com castelo, borboletas, floresta e balões, representando o mágico mundo dos Greens. 

O telão principal exibirá variações temáticas ao longo do ano, tornando o ambiente ainda mais interativo e dinâmico.

A proposta é dar ainda mais vida ao universo imaginativo da atração, aproximando o público infantil de conteúdos educativos.

Para celebrar os 30 anos, Silvinha canta parabéns com um bolo especial e recebe convidados ilustres: os personagens da série “O Picapau Amarelo”, que farão uma apresentação musical.

SBT prepara desenhos especiais para o Sábado Animado

O especial também contará com as tradicionais provas interativas: Memorizando, Prova do Casamento, O Que Você Leva?, Complete o Desenho, 7 Erros e Prova do Saber.

Sábado Animado
Sábado Animado com elenco do Pica-pau Amarelo, Silvia Abravanel e o diretor-geral Jeff Carvalho (Imagem: Divulgação / SBT)

A seleção de desenhos desta edição inclui sucessos como: Superbook, Boris e Rufus, Tuca, o Mestre Cuca, Esquadrão do Mar Azul, Perninha em Obras, Beyblade X, Corrida Maluca, Os Jovens Titãs em Ação, Scooby-Doo, Parque Patati Patatá e Tom & Jerry.

Leia a entrevista exclusiva com o diretor-geral do programa, Jeff Carvalho:

-A escolha dos “Greens” como protagonistas de mensagens sobre meio ambiente foi estratégica. Como foi o processo criativo e de curadoria para incorporar esses personagens ao universo do programa?

Eu e a Silvia gostamos de tomar decisões juntos. Sabemos que cada um tem o seu papel, e nos respeitamos muito nesse processo. Ela me respeita como diretor, e eu a admiro como apresentadora, uma baita apresentadora, aliás.

A gente conversa bastante, troca ideias, e essa troca de figurinhas é o que faz o programa fluir tão bem. Existe muita admiração e respeito entre nós, e isso se reflete na nossa ótima relação de trabalho. A escolha dos ‘Greens’ foi muito cuidadosa. Temos seis personagens: o Lilo, que é o faz-tudo; a Flora, que é uma escoteira; o Ringo, nosso cantor e artista; o Otto, que representa o cientista do grupo; a Pink, que curte esportes radicais; e a Mona, que é artista plástica, nossa pintora.

Para os fantoches, escolhemos o Lilo, que é o mais inocente, o mais ‘criança’, que vive se atrapalhando. E a Flora, que traz um ar mais educativo, sério e centrado, fazendo esse contraponto com o Lilo. A Silvinha interage com eles num papo leve e divertido. Essa dinâmica funciona muito bem e agrega muito ao programa.

-O programa passou por diferentes estilos e linguagens ao longo dos anos. Como foi equilibrar tradição e inovação?

A gente aposta muito nessa interação e nessa mescla com o digital. Trazer as redes sociais para o programa foi fundamental: o público manda fotos, vídeos agradecendo, participa de gincanas, interage de verdade. E quando colocamos isso no ar, a resposta é 100% positiva, é totalmente satisfatória.

As pessoas adoram se ver na telinha, receber um beijo da Silvinha… Isso faz uma diferença imensa! A gente gosta mesmo de acolher o público. E com os meios digitais, conseguimos alcançar ainda mais gente, de todos os cantos do Brasil, e até de fora.

A história do Sábado Animado

No ar desde 26 de agosto de 1995, divertindo as manhãs de sábado da TV brasileira, o Sábado Animado estreou como uma grande sessão de desenhos animados, que mesclava clássicos e novidades adquiridas pelo SBT.

Em 2007, Maisa Silva passou a comandar o programa, trazendo jogos interativos por telefone com o público de casa. Sua espontaneidade fez a atração explodir em audiência e viralizações. Depois dela, Priscilla Alcântara, Yudi Tamashiro e Rebeka Angel também estiveram à frente do formato.

Sábado Animado
Jeff Carvalho e Silvia Abravanel conversam nos bastidores do Sábado Animado (Imagem: Divulgação / SBT)

Em 2012, o palhaço Bozo e sua família (Vovó Mafalda e Papai Papudo) se juntaram ao time de apresentadores, que logo passou a contar também com Matheus Ueta, Ana Zimerman e Anna Júlia.

Silvia Abravanel apresentou uma edição do programa em 2015, que logo voltou a ser uma sessão de desenhos. Em abril de 2022, uma nova fase conquistou a garotada, com Silvia como apresentadora definitiva e Jefferson de Carvalho na direção-geral. 

Em 2024, os carismáticos personagens Lilo (André Milano) e Flora (Kelly Guidotti), os “Greens”, passaram a integrar o elenco, trazendo mensagens de preservação da natureza e respeito aos animais.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].