BOMBA: família do escritor de “História de Amor” e “Páginas da Vida” coloca a Globo na justiça por pagamentos de direitos autorais
A reprise da novela de Manoel Carlos, História de Amor (1995), termina nesta sexta-feira nas tardes da Rede Globo. O autor fez muito sucesso com as suas criações. Quem não lembra do drama de Helena e Eduarda em Por Amor? (1997) Ou quando Salete perdeu a mãe em Mulheres Apaixonadas (2003). O que muitos não sabem é que a família do escritor da novela entrou com uma ação na justiça contra a emissora! Entenda.
A família de Manoel Carlos resolveu processar a empresa Globo devido à falta de clareza nos pagamentos de direitos autorais. O autor, aos 92 anos, viu sua obra ser defendida pela produtora Boa Palavra, liderada por sua filha, Julia Almeida, responsável por gerenciar esses direitos e controlar adaptações de suas criações.
História de Amor e Páginas da Vida são as novelas na ação judicial
A disputa esquentou após a reprise de “História de Amor” nos canais Globo, assim como o remake internacional de Páginas da Vida, feito em Portugal.
Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, o caso tramita na 21ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a filha do escritor alega que a emissora não tem prestado contas, detalhadamente, do que paga sobre as produções do autor.
A Globo ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).