O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) causou grande repercussão ao decidir patrocinar a 17ª edição de A Fazenda, o popular reality show da Record, que estreia nesta segunda-feira (15).
A parceria inédita entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e um dos programas de maior audiência da televisão brasileira marca uma nova fase na forma de engajamento de políticas públicas com o grande público.
Parceria inédita
Tradicionalmente associado a programas como Bolsa Família, Cadastro Único, Brasil Sem Fome e Cozinha Solidária, o MDS aposta em uma estratégia ousada para combinar entretenimento e conscientização social.
O ministério pretende integrar informações sobre suas políticas públicas diretamente ao conteúdo de A Fazenda, promovendo iniciativas de transferência de renda e combate à fome, de maneira que se misture com o cotidiano do público, sem ser invasivo.
Ao associar seu nome a um programa de grande sucesso como A Fazenda 2025, o MDS visa ampliar a divulgação de suas ações e alcançar uma audiência ampla, engajando os telespectadores em temas de relevante interesse social.
A ideia é criar uma relação mais próxima entre as políticas públicas e os participantes da sociedade que são mais afetados pelas questões de pobreza e fome no Brasil.
Patrocinadores de peso
Além do MDS, o reality contará com a parceria de marcas de grande renome, como Aurora, Betano, Centrum, PicPay e Sapatinho de Luxo. Essa estratégia, que envolve marcas e também o próprio governo, busca criar uma narrativa de maior engajamento, ao integrar as ações de patrocinadores com o conteúdo do programa.
Alarico Naves, superintendente comercial multiplataforma da Record, comentou que a presença do MDS permitirá que o ministério participe ativamente da narrativa do programa, não apenas como um patrocinador tradicional, mas como uma entidade que contribui com a discussão e engajamento dos telespectadores.
Record se manifesta
Em resposta às especulações sobre o envolvimento do MDS, a Record fez questão de esclarecer que, apesar de ser um parceiro comercial, o MDS não foi oficialmente anunciado como patrocinador de A Fazenda 2025.
Segundo a emissora, o ministério estará presente durante a edição, mas apenas com ações comerciais alinhadas aos seus objetivos institucionais, visando um maior alcance e impacto junto a segmentos específicos da população, com base em critérios de audiência e engajamento de público.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]