Durante audiência conjunta das comissões da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, apresentou o balanço dos investimentos em publicidade do Governo Federal.
Segundo ele, em 2025 foram destinados R$ 268 milhões para campanhas em diversos meios de comunicação.
Questionamento sobre verba para a Globo
O deputado Junio do Amaral (PL-MG) questionou a diferença nos repasses feitos para emissoras de TV. Ele afirmou que, em 2023, a Globo teria recebido 17 vezes mais recursos que o SBT, segunda colocada no ranking de publicidade federal.
Resposta de Sidônio Palmeira
O ministro rebateu os dados e garantiu que não existe favorecimento:
“Não tenho compromisso com nenhuma agência publicitária ou veículo de comunicação. O critério para distribuição da verba foi, é, e sempre será a audiência, portanto, não há preferência por jornal A ou B”, afirmou Palmeira.
Audiência como critério principal
Segundo o Painel Nacional de Televisão (PNT), a Globo fechou 2024 com média de 13 pontos de audiência.
A Record registrou 5,1 pontos, enquanto o SBT marcou 3,4 pontos. Para o governo, esses números justificam a maior fatia da verba destinada à líder de audiência.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]