O SBT está pronto para anunciar um pacote de jogos exclusivos da Copa do Mundo do ano que vem, numa dobradinha histórica com a Globo. Trata-se de uma empreitada de Daniela Beyruti guardada a sete chaves há vários meses.
A emissora da família Marinho foi a detentora das últimas duas Copas do Mundo, sob contrato de exclusividade, e decidiu abrir mão da cláusula especial para a próxima edição, que sairá de 64 para 104 jogos.
A decisão do canal líder de audiência abriu as portas para o SBT, que conseguiu vencer a forte concorrência da Record e o interesse tímido da Band. O acordo foi fechado com a agência LiveMode.
Diante da certeza de Globo e SBT como as transmissoras oficiais da Copa do Mundo de 2026, surgiu o questionamento: outras emissoras de sinal aberto no país já transmitiram jogos do campeonato mundial entre seleções?
Além de Globo e SBT: Quais canais já transmitiram a Copa do Mundo?
Sete canais de TV já foram responsáveis pela transmissão de jogos da Copa do Mundo: além de Globo e SBT, a Record, TV Cultura, TV Gazeta, TV Manchete e Band.
A TV Gazeta é a mais antiga, com seu último trabalho numa Copa do Mundo realizado em 1978. A TV Cultura, por sua vez, apostou na cobertura dos jogos de 1982. A TV Manchete, acompanhada pela Record, em 1998.
A última Copa do Mundo realizada pela Band foi em 2014, no Brasil. O SBT realizou sua campanha em 1998, lado a lado com Record e a extinta Manchete. A Globo, na dianteira, teve como último trabalho a Copa de 2022.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].