Berta Loran, ex-atriz da Globo e uma lenda na comédia brasileira, nos deixou aos 99 anos nesta segunda-feira (29).
Reconhecida por suas atuações em “A Escolinha do Professor Raimundo” e “Zorra Total”, deixou um legado no humor nacional.
Nascida Basza Ajs em Varsóvia, Polônia, Berta fugiu do Holocausto vindo para o Brasil ainda criança. Adotou um novo nome e estabeleceu uma carreira no país.
A atriz passou seus últimos dias em um hospital particular no Rio de Janeiro; a causa do óbito ainda não foi divulgada.
A vida e carreira de Berta Loran
Berta Loran conquistou popularidade a partir dos anos 1950, quando estreou no teatro de revista, e logo se destacou na televisão após ser contratada pela Globo a convite de Boni.
Na emissora, marcou presença em produções icônicas como Balança, Mas Não Cai (1968), Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total.
Também integrou Faça Humor, Não Faça Guerra (1971-1973), ao lado de Jô Soares e Renato Corte Real, programa que revolucionou a comédia com uma interpretação mais naturalista.
A atriz teve uma parceria de longa data com Chico Anysio, eternizando personagens como Manuela D’Além Mar na primeira versão da Escolinha e Sara Rebeca, na retomada de 2001.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).