A Fórmula 1 está voltando para a Globo em 2026, e a emissora carioca já bateu o martelo quanto à equipe que irá comandar as transmissões da categoria.

Durante o evento Upfront, realizado ontem, a Globo confirmou as escolhas de narradores e comentaristas para o retorno da F1, que marcará o fim da era da Band na transmissão da competição.
A Globo firmou um contrato de três anos, válido até 2028, com a Fórmula 1, que inclui a transmissão de 15 corridas na TV aberta e a cobertura completa dos 24 GPs da temporada de 2026 no Sportv, além de Globoplay no streaming.
A emissora carioca promete uma cobertura multiplataforma, com diferentes narradores e comentaristas para os diversos canais.
Equipe de transmissão definida
A equipe de narradores já foi definida: Everaldo Marques será o principal narrador da TV aberta, enquanto Luis Roberto ficará responsável pelas transmissões no SporTV e Globoplay.
A escolha de Everaldo segue a linha de sua crescente popularidade nas transmissões esportivas da Globo, que o consolidou como um nome forte para eventos ao vivo.
Quanto aos comentaristas, a emissora optou por manter Luciano Burti, ex-piloto da Fórmula 1, como um dos principais analistas da transmissão.
Burti será o comentarista principal na TV aberta, enquanto Rafael Lopes atuará na TV por assinatura, especificamente no SporTV. Essa escolha foi uma resposta ao pedido dos fãs, que pediam uma cobertura robusta e experiente da categoria, especialmente com a presença de ex-pilotos.
Expectativas para 2026
A volta da Fórmula 1 à Globo não só revigora o interesse pelo automobilismo no país, mas também marca o retorno de grandes nomes da emissora, como Everaldo Marques e Luciano Burti, que têm se mostrado referências para o público.
As expectativas são altas para a temporada de 2026, com a promessa de uma transmissão inovadora e emocionante para os fãs da categoria.
Além disso, a Globo também já está preparando a transmissão das corridas de forma interativa, com a equipe de reportagem composta por Júlia Guimarães, Guilherme Pereira e Marcelo Courrege, para trazer toda a dinâmica das corridas em tempo real.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]