A Globo já começou a faturar alto com a Copa do Mundo de 2026 e confirmou quatro marcas poderosas nas cotas de patrocínio master para suas transmissões na TV aberta: Amazon, Ambev, Itaú e Superbet.

Com isso, restam apenas duas cotas disponíveis, de um total de seis, ofertadas pela emissora para a maior competição de seleções do planeta.
Cada cota tem valor de R$ 265,4 milhões, segundo tabela comercial obtida pela Meio & Mensagem, e o grupo prevê arrecadar cerca de R$ 2 bilhões com os contratos fechados exclusivamente para a Copa.
A cifra não inclui possíveis descontos que são costumeiramente aplicados em negociações com agências e anunciantes.
A Globo exibirá 54 jogos, incluindo todas as partidas da Seleção Brasileira, desde a fase de grupos até onde a equipe conseguir avançar.
A cobertura será ampla, distribuída entre TV Globo (aberta), SporTV (TV paga), Globoplay (streaming) e o novo GeTV, canal digital que também integrará a grade de conteúdos voltados ao Mundial.
No entanto, o YouTube ficará de fora dessa distribuição, já que os direitos digitais exclusivos na plataforma pertencem à CazéTV, de Casimiro Miguel.
Nova Copa, novo formato, nova guerra midiática
A Copa do Mundo de 2026 será histórica por diversos motivos. Além de contar com 48 seleções pela primeira vez, o torneio será sediado simultaneamente por Estados Unidos, México e Canadá.
Com mais jogos e mais audiência prevista, o evento se tornou um dos ativos mais cobiçados da mídia esportiva mundial.

No Brasil, três players têm os direitos de exibição: Globo, YouTube (CazéTV) e o SBT, que fechou parceria com a N Sports para transmitir 32 partidas — prometendo um jogo por dia.
Enquanto a Globo aposta em uma estrutura multiplataforma e consagrada, a CazéTV vem crescendo como uma força digital, já tendo fechado com 11 patrocinadores, entre eles marcas como Coca-Cola, GM, iFood, Mercado Livre, Vivo, Itaú e Betnacional.
GeTV e Globoplay fortalecem o ecossistema digital da Globo
Com a restrição do YouTube, a Globo concentra seus esforços em seu próprio ecossistema digital. O GeTV, novo canal digital, servirá como complemento das transmissões tradicionais, e o Globoplay trará todos os jogos transmitidos pela Globo e pelo SporTV em tempo real e sob demanda, facilitando o acesso para o público conectado.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
