Sandra Regina Ruiz Gomes, conhecida nacionalmente como Sandrão, entrou na Justiça contra a Amazon em razão da série Tremembé, lançada no mês passado na plataforma de streaming da empresa. A ex-detenta pede R$ 3 milhões por danos morais, uso indevido de imagem e alegados exageros cometidos pela produção ao retratá-la.

Segundo a Folha de S.Paulo, a ação foi distribuída no Tribunal de Justiça de São Paulo e será analisada pela 1ª Vara Cível da Comarca de Mogi das Cruzes. Até o momento, a Amazon não apresentou defesa.
Nos autos, Sandrão afirma que a série apresentou informações falsas sobre sua participação no crime pelo qual foi condenada.
Em 2005, ela foi presa pelo sequestro e assassinato de um adolescente de 14 anos em Mogi das Cruzes. Condenada inicialmente a 27 anos de prisão, pena posteriormente reduzida para 24, ela sempre alegou ter sido coagida por criminosos para fazer as ligações exigindo resgate.
A ex-detenta contesta principalmente o fato de ser retratada pela série como mentora intelectual do crime, posição que, segundo ela, não consta nos autos oficiais. Uma das cenas citadas por sua defesa mostra Sandrão entregando uma arma a um menor de idade, situação que, afirma, nunca ocorreu.
Desde o lançamento da série, ela relata ter voltado a receber ameaças e sofrer hostilidades públicas em Mogi das Cruzes, onde vive em regime semiaberto desde 2015. “Desde a estreia da produção, a autora não consegue sair de casa e teve seu direito cerceado”, diz o documento apresentado à Justiça.
Amazon se preparou para evitar processos

Sandrão afirma ainda que não autorizou o uso de sua imagem e só descobriu o lançamento de Tremembé pela imprensa. O processo é o primeiro movido por um personagem retratado na série.
A Amazon montou um esquema jurídico para tentar impedir ações judiciais envolvendo criminosos citados na produção e seus familiares. Os maiores cuidados foram direcionados a Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga, que possuem histórico de acionar veículos de comunicação por supostos abusos.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
