A Record emplacou uma noite de ampla liderança com A Fazenda 17 na quinta-feira (04/12), consolidando um feito importante ao superar a Globo em diversas regiões do país.

O reality rural, em reta final e impulsionado pela eliminação de Tàmires, registrou números expressivos que reforçam sua força na programação e sua relevância no cenário competitivo da TV aberta.
As capitais Vitória e Goiânia foram os maiores destaques da noite.
Em Vitória, A Fazenda garantiu o 1º lugar na média geral, anotando 6,2 pontos e 16,7% de share. Já na região Centro-Oeste, Goiânia registrou 5,9 pontos, deixando a Globo em segundo lugar, com 5,6 pontos, e alcançando um expressivo 19,8% de participação.
A liderança também se fez presente nas duas maiores praças do país: foram 1 hora de liderança em São Paulo e 41 minutos no Rio de Janeiro, além de 30 minutos no topo do ranking no Mercado Nacional, com 6 pontos de média e share recorde de 15,5% — um dos maiores da temporada.
Regiões de destaque para a Record
- Distrito Federal: 40 minutos na liderança, 7,2 pontos e 18,8% de share.
- Manaus: 32 minutos líder, 7,1 pontos e 15,2% de share.
- Curitiba: 29 minutos na liderança, 5,4 pontos e 13,6%, no melhor desempenho da temporada.
- Belo Horizonte: 29 minutos líder, 5,7 pontos e 17,5% de share.
- Porto Alegre: 11 minutos no topo, 4,1 pontos e 10,2% de share.
- Salvador: 2 minutos líder, 4,7 pontos e 15,4% de participação.
- Campinas: 2 minutos de liderança, 3,3 pontos e 8,7% de share.
A noite ainda foi marcada pela eliminação de Tàmires, que deixou o reality com 21,02% dos votos após quase três meses de confinamento. Com Mesquita e Saory ainda na disputa, a temporada segue aquecida e promete fortes emoções até a grande final.

O desempenho expressivo reforça o fôlego comercial e estratégico de A Fazenda 17, que nesta fase final se consolida como um dos maiores trunfos da Record, capaz de desbancar a liderança histórica da Globo em momentos importantes da programação.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
