A Globo se pronunciou oficialmente após uma de suas jornalistas ser alvo de ofensa durante um evento ligado ao Flamengo. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e no meio esportivo por envolver uma declaração feita ao vivo.

Durante transmissão da Flamengo TV, o presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, atacou verbalmente a jornalista Renata Mendonça ao comentar críticas ao investimento no futebol feminino. O dirigente usou um termo ofensivo ao se referir à profissional, sem citá-la nominalmente.
🚨 Em transmissão ao vivo pela Flamengo TV, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, atacou a jornalista Renata Mendonça, da TV Globo, ao comentar o futebol feminino do clube:
“Tá lá a nariguda da Globo que fica falando mal da gente, dizendo que o futebol feminino não é estimulado e tal…… pic.twitter.com/iAK8NyIfrh
— Gols do Brasileirão ⚽️🇧🇷 (@golsdobrasil1) December 24, 2025
“Tá lá a nariguda da Globo que fica falando mal da gente, dizendo que o futebol feminino não é estimulado e tal… Dá vontade de falar: ‘Filha, convence a sua empresa a colocar 10 milhões, 20 milhões por ano em direito de transmissão que a coisa fica melhor. Pau que dá em João tem que bater em Maria também”, disse o presidente do clube carioca.
A fala ocorreu durante uma reunião no Salão Nobre da Gávea, em evento que apresentou os resultados financeiros do primeiro ano da gestão de Baptista. O momento, porém, acabou marcado pela declaração considerada desrespeitosa e misógina.
Renata Mendonça havia denunciado, meses antes, problemas estruturais enfrentados pelo time feminino do Flamengo. Em reportagem, a jornalista mostrou imagens do centro de treinamento e relatou falhas como falta de privacidade e más condições do vestiário.
EXCLUSIVO: O @Flamengo anunciou readequação orçamentária para o futebol feminino.
Mas antes mesmo de isso acontecer, vale conhecer a estrutura que um dos maiores clubes do Brasil oferece ao time profissional feminino. pic.twitter.com/C8t1DKKcjI
— Dibradoras (@dibradoras) October 21, 2025
No vídeo, é possível ver o vestiário do time feminino, onde a porta tem apenas um papel A4 identificando como “vestiário”. O que protege a entrada de outras pessoas é uma lata de lixo. Em outro vestiário, dentro de um contêiner, a água que sai das torneiras tem cor de barro.
Neste ano, de acordo com o UOL, o clube já faturou mais de R$ 400 milhões. Enquanto isso, o Corinthians é destaque em investimento no futebol feminino. O time do povo conquistou quase R$20 milhões com o elenco feminino e as conquistas do Brasileirão e Libertadores da América, título que rendeu a maior audiência do futebol feminino a Globo.
É importante lembrar que essa não é a primeira vez que o Flamengo tem problemas estruturais para os atletas que não fazem parte do time profissional masculino. Em 2019, dez adolescentes entre 14 e 16 anos morreram no alojamento do Ninho do Urubu.
Os atletas da base dormiam em contêineres dentro do centro de treinamento quando um incêndio começou. Segundo a Agência Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que o Ninho do Urubu não tinha alvará para funcionar como alojamento. Em 2025, 7 acusados de homicídio culposo foram absolvidos pela justiça carioca. Outros 4 já tinham ido absolvidos anteriormente.
As famílias dos 10 adolescentes mortos foram indenizadas pelo Flamengo após acordo na justiça.
Globo se posiciona após o episódio de misoginia contra funcionária

Em nota divulgada dentro de uma matéria do portal GE, a Globo repudiou publicamente a declaração do presidente do Flamengo. A emissora classificou a fala como um ataque gratuito e misógino contra uma de suas profissionais.
“A Globo repudia o ataque gratuito e misógino do dirigente do Flamengo a uma de suas profissionais e reitera seu profundo respeito às mulheres e a opiniões críticas que não ofendam nem insultem quem quer que seja“, disse a nota.
No comunicado, o canal reforçou o respeito às mulheres, à liberdade de opinião e às críticas feitas de forma responsável, sem insultos pessoais. A emissora também destacou que não tolera ofensas a seus jornalistas, especialmente em ambientes institucionais e transmissões públicas.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
