Ratinho age nos bastidores para ajudar o SBT a retomar a produção de novelas em 2026

O apresentador Ratinho tem atuado nos bastidores para ajudar o SBT a retomar a produção de novelas em 2026. Ele tenta convencer a direção da emissora de que é possível voltar a investir em dramaturgia com um modelo mais enxuto e alinhado às novas formas de consumo de conteúdo.

Ratinho age nos bastidores para ajudar o SBT a retomar a produção de novelas em 2026 (Imagem: Divulgação/SBT)

 

A proposta apresentada por Ratinho prevê a criação de novelas curtas, com cerca de oito a dez capítulos. A ideia é reduzir custos, acelerar a produção e testar formatos que possam atrair tanto o público da TV aberta quanto novas audiências fora do país.

O modelo sugerido é inspirado em séries de melodrama da Netflix, que têm alcançado sucesso global. Além de prender a atenção do telespectador, esses projetos seriam pensados desde a origem para posterior comercialização com plataformas de streaming, ampliando as possibilidades de receita do SBT. As informações são da Folha de S.Paulo.

Internamente, a sugestão foi bem recebida desde que chegou à mesa da emissora, ainda em dezembro do ano passado. A avaliação é de que o formato curto pode ser uma alternativa viável diante do atual cenário financeiro e das mudanças no mercado audiovisual.

Daniela Abravanel Beyruti, presidente do SBT, deve discutir o futuro da dramaturgia logo após o retorno de suas férias, que terminam no fim deste mês. A decisão é considerada estratégica para os próximos passos da emissora em 2026.

Ratinho em casa

Ele apresentouu um formato de streaming (Imagem: Divulgação/SBT)

Caso o projeto seja aprovado, a retomada das novelas faria parte de um pacote de atrações previstas para produção após o Carnaval, no fim de fevereiro. Entre os planos em análise estão a nova edição do Viva a Noite e um programa esportivo semanal comandado por Galvão Bueno.

Além das novelas curtas, o SBT também avalia outros projetos de dramaturgia, como uma novela de época, que exige maior investimento em figurino e cenografia. Iris Abravanel seguirá como autora. A emissora não produz uma novela adulta desde Amor e Revolução (2011), e a reformulação do núcleo ocorreu após o fracasso de A Caverna Encantada, que marcou cerca de 3 pontos de audiência na Grande São Paulo.

Marina Costa
Escrito por

Marina Costa

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).