Não é de hoje que a abordagem de temas de interesse público vem gerando críticas à novela “O Outro Lado do Paraíso”. Um caso específico, entretanto, chamou a atenção – para mal – no fim da semana passada, quando Adriana (Júlia Dalavia) submeteu Laura (Bella Piero) a uma sessão de hipnose para ajudá-la a entender as raízes de sua aversão a sexo.
Diversos conselhos regionais de Psicologia, além do Federal, emitiram notas de repúdio ao fato de Laura ter buscado ajuda especializada em uma coach (Adriana) ao invés de procurar uma psicoterapia para tratar de seu trauma. Os próprios coachs, aliás, demonstraram insatisfação com o contexto em que sua profissão vem sendo retratada no folhetim, segundo informações da jornalista Cristina Padiglione.
“É consenso no Brasil de que pessoas com sofrimento mental, emocional e existencial intenso devem procurar atendimento psicológico com profissionais da Psicologia, pois são os que têm a habilitação adequada”, considerou o Conselho Federal de Psicologia, em texto publicado em seu site oficial.
A situação é tão grave que o próprio presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, chegou a enviar uma carta à Globo solicitando a retificação dos equívocos cometidos na retratação do ofício.
De acordo com ele, a Globo errou ao exibir falas de Adriana, indicando que, na qualidade de coach, seria capaz de “curar traumas”. “Na última sexta (2), fizeram aquela lambança em rede nacional, com a menina (Adriana) afirmando uma série de coisas que não têm absolutamente nada a ver com coaching. O coach age no planejamento estratégico de vida, desenhando presente e futuro. Nada a ver com referência a situações passadas, nada a ver com situações emocionais, nada voltado para uma questão de saúde“, argumentou, em entrevista a Padiglione.
Aparentemente, o único a ficar satisfeito com a abordagem do tema em “O Outro Lado do Paraíso” foi o coach José Roberto Marques, responsável por orientar Walcyr Carrasco no tema e citado nominalmente por Adriana na novela como seu mentor profissional. Ele integra o quadro de professores do Instituto Brasileiro de Coach (IBC), instituição referenciada no folhetim a título de merchandising – conforme creditado pela Globo ao final do capítulo da semana passada.
“Através da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’, o principal veículo de comunicação do Brasil explicou o que é coaching e falou sobre a credibilidade do nosso trabalho em horário nobre. Essa ação grandiosa tem o único objetivo de fomentar o coaching, de fazer com que esse método se espalhe e transforme a vida de mais pessoas. Se você também quer ter a sua vida transformada, ou sente que pode potencializar seus resultados, faça como a personagem Adriana“, destacou Marques, na newsletter do IBC.
Saiba Mais:
“O Outro Lado do Paraíso”: Renato arma para se casar com Clara
“O Outro Lado do Paraíso”: Sophia dá rasteira em Gael
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.