Felipe Neto tenta adivinhar “quem nasceu homem ou mulher” e revolta a web

Felipe Neto se envolveu em polêmica na web (Imagem: Divulgação)

Felipe Neto virou o centro das atenções por causa de um vídeo produzido por ele e divulgado em seu canal no YouTube.

Nele, o próprio youtuber tenta adivinhar quem nasceu homem e quem nasceu mulher. O vídeo, considerado transfóbico, tem causado grande repercussão na web.

Neto afirmou que o vídeo é como um “teste de conhecimento”, mas faz uma ressalva dizendo que está falando apenas de “sexo biológico” e que quer evitar qualquer problema ou “rebuliço”.

Em trechos do vídeo, Felipe reage às fotos com comentários tendenciosos. “Se for um homem eu vou ficar bolado porque eu achei atraente”, diz. “Parece um homem que tem pepeca”, afirma.

Lucca Najar, youtuber trans, viu o vídeo e ficou revoltado com o conteúdo. “Eu estou há dois anos aqui no YouTube tentando desconstruir exatamente isso que você chama de sexo biológico. Se você entrar em qualquer vídeo meu aqui do canal você vai ver vários comentários falando que eu nasci mulher”, comentou.

Lucca ainda conta que o vídeo do youtuber de maior visibilidade do YouTube saiu na mesma semana em que recebeu sua nova certidão de nascimento, onde consta seu sexo como masculino.

“Mas, isso não é suficiente, porque o que vai predominar é o meu ‘sexo biológico'”, ironiza, falando sobre Neto classificar o gênero.

Outra youtuber, também trans, Thiessita se manifestou chocada com o vídeo de Felipe. “Eu enquanto mulher trans me senti ofendida, sim”, declarou.

Felipe Neto, por meio da sua assessoria de imprensa, afirmou que não queria causar repercussão negativa com o vídeo.

Confira a nota na íntegra e os vídeos:

“Em nenhum momento o vídeo tratava-se de pessoas transexuais ou homossexuais. Tratava-se de um jogo baseado em questionar se alguém era de fato uma mulher ou homem, ou se era alguém que parecia uma mulher ou homem, fosse com maquiagem, produção ou por mera semelhança de traços, e não por serem transexuais.

Dos 18 casos apresentados, apenas duas pessoas eram transexuais. O primeiro caso foi tratado simplesmente como mulher, sem fazer qualquer referência ao fato de ter nascido no sexo biológico masculino. Já o segundo foi o único em que Felipe Neto mostrou ser um homem que havia passado pela transformação através de cirurgias. Neste caso, contudo, o veículo optou por mostrar as fotos de antes, apenas por se tratar de uma pessoa que exibe na internet suas fotos do passado para mostrar a proporção da transformação.

Felipe Neto é conhecido por defender os direitos da comunidade LGBT e lutar contra a homofobia e outras formas de preconceito, constantemente ressaltando ao seu público a importância dessa luta. O youtuber, inclusive, já participou de um debate público com Marco Feliciano sobre o tema e tem diversos vídeos publicados condenando todo tipo de preconceito contra a comunidade LGBT.

Quanto às pessoas ofendidas, Felipe Neto se desculpa e informa que não teve, em momento algum, qualquer intenção de ofender, até por isso a sua equipe foi orientada a não colocar pessoas transexuais no vídeo”.

Saiba Mais:

Pabllo Vittar empina o bumbum e tira os seguidores do sério

Família de Mr. Catra doa córneas do cantor para menina de 11 anos

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.