Fátima Bernardes viu um tema relativamente tranquilo se transformar em uma grande polêmica no “Encontro” desta sexta-feira (19). A apresentadora teve como convidados pais e mães para conversar sobre questões complicadas dos filhos na escola.
- Veja Também: Comentarista comete gafe histórica na GloboNews
Uma das perguntas, no entanto, levantou uma grande polêmica nas redes sociais. Internautas ficaram irritados com a atitude de uma mãe ao falar sobre uma suposição: a filha estar aos beijos com um colega de escola.
“‘Seu filho estava aos beijos e amassos com uma colega da escola. O que fazer?”, perguntou Fátima, quando uma mãe respondeu: “Acho que faltou um pouco com o respeito. Como menina e mulher, a gente tem que se valorizar”.
O comentário foi considerado machista por grande parte do público que acompanhava o bate-papo no Twitter.
“A menina precisa se valorizar, como mulher. É primordial o valor”, continuou a mãe. Fátima não comentou, ao contrário do cantor Rodriguinho, que afirmou que se fosse com ele teria dificuldade em saber que a filha adolescente está namorando.
Outra mãe convidada pelo programa observou: “Eu falo para ela que hoje é normal, é tudo normal, mas a pessoa que vai te valorizar não vai achar tão normal assim. Quando a gente quer namorar mesmo, a gente não vai escolher aquela que ficou com o colégio inteiro”.
Bernardes também convidou um especialista para falar sobre o assunto. Ele tentou amenizar o clima extremista das mães, mas não foi o suficiente para abafar a polêmica.
Confira a repercussão na web:
#encontro só reproduzindo discursos machistas de valor da mulher…
— muito engraçado julia (@pfvju) 19 de outubro de 2018
Essa n foi a intenção de Fátima, os pais q foram bem machistas!
— Camila Cunha (@millacunha05) 19 de outubro de 2018
O machismo completamente entranhado na fala de todos os eles #Encontro
— LM (@vieiralumaa) 19 de outubro de 2018
Pq só a menina precisa se valorizar? O menino não? Pelo amor de Deus!!! #encontro
— Alê (@ale_crvg) 19 de outubro de 2018
Exemplo claro de machismo no #Encontro mulher pode ficar com quantos quiser q isso ñ quer dizer NADA sobre o caráter dela
— Bernardo (@bernardo_moura_) 19 de outubro de 2018
Ambos precisam se valorizar e Colégio e lugar de estudar , não para ficarem namorando . Dai o problema de termos 52% de nossos jovens sem ensino médio . Ficam na zoeira e esquecem pra que serve o Colégio .
— Faraó (@AleixoDarvin) 19 de outubro de 2018
Quanto machismo dessas mães … Socorro! #encontro
— Carol (@CarolGomes2) 19 de outubro de 2018
#encontro Fátima, menino não é diferente de menina. Isso é puro machismo da ideia de homem conquistador e mulher conquistada, o menino pegador e a garota vulgar. Tem que educar todo mundo pra se cuidar e usar camisinha
— fica temer (@JulianaGiazzon) 19 de outubro de 2018
Pois é! Acho engraçado, também, que no Encontro vivem falando de empoderamento feminino e depois, a sessão da tarde só passa comédias românticas em que a mulher, pobrinha e coitada, arrumadeira de hotel ou alguma profissão sem importância, se apaixona pelo milionário bonitão
— BORIS MUÑOZ (@BorisMunozS) 19 de outubro de 2018
Nossa que pensamento machista.. falar para filha que se ela ficar com muitos ela não sera uma pessoa para namorar.. to pasmo kkk #Encontro
— Marcio Jr :: (@marciosjr0) 19 de outubro de 2018
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].