Globo investe pesado em cidade cenográfica de “O Sétimo Guardião”

Antonio Calloni apresenta gruta de “O Sétimo Guardião” a jornalistas, em coletiva no último dia 30 (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo investiu pesado na cenografia de “O Sétimo Guardião”, novela de Aguinaldo Silva para a faixa das 21h, com estreia agendada para o próximo dia 12. Segundo informações da jornalista Patrícia Kogut, as proximidades da cidade cenográfica foram utilizadas para a construção de uma queda d’água de sete metros de altura e de uma piscina – aquecida, em razão dos mergulhos dos atores.

O ambiente, que também compreende uma gruta com labirintos, corresponde à fonte milagrosa que demanda cuidados de sete guardiões – Egídio Arantes (Antonio Calloni), Eurico Rocha (Dan Stulbach), Feliciano Pataxó (Leopoldo Pacheco), José Aranha (Paulo Rocha), Joubert Machado (Milhem Cortaz), Milu Negromonte (Zezé Polessa) e Ondina Aballo (Ana Beatriz Nogueira).

A vilã Valentina Marsalla (Lilia Cabral) almeja tomar posse das águas. Encontrará, porém, a resistência do filho Gabriel (Bruno Gagliasso), eleito guardião após a morte de seu pai, Egídio. O gato Léon (que, em sua forma humana, será vivido por Eduardo Moscovis) também zela pelo local; é ele o pai de Luz (Marina Ruy Barbosa), mocinha com poderes sobrenaturais, que acabará conquistando Gabriel.

Histórico

As novelas de Aguinaldo Silva demandam cuidados dos profissionais de cenografia. Como exemplo, a cidade cenográfica de “Tieta”, Santana do Agreste, com calçamento inspirado nas ruas de Laranjeiras, em Sergipe, feito em fibra de vidro por artesãos locais. Em 1992, “Pedra Sobre Pedra” trouxe a maior cidade cenográfica construída pela Globo até então; ainda, uma gruta de 1.500m², que servia de abrigo para o romance proibido de Leonardo (Maurício Mattar) e Marina (Adriana Esteves).

O recorde de Resplendor foi batido por Tubiacanga, por onde circulavam os personagens de “Fera Ferida” (1993). A área de 30.000m² incluía um rio artificial – reutilizado por novelas como “O Beijo do Vampiro” (2002) e “Chocolate com Pimenta” (2003). Greenville, de “A Indomada” (1997), trouxe edificações com planos externos e internos, permitindo tomadas panorâmicas. Já “Porto dos Milagres” fez uso de duas cidades cenográficas; uma delas, na Ilha de Comandatuba, Bahia.

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