O horário de verão passa a vigorar na madrugada deste domingo (4); quando o relógio anotar meia-noite, no fim deste sábado (3), os ponteiros terão de ser adiantados em uma hora no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. A medida, que visa a economia de energia, perdura até 17 de fevereiro. E obriga a Globo a recorrer, de novo, à chamada “Rede Fuso”.
Nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins – que não adotam o horário de verão – a trama das 19h, “O Tempo Não Para”, passa a ir ao ar após o “Jornal Nacional”, antecedendo “Segundo Sol”. Aos domingos, a grade será adiantada em uma hora.
Já no Amazonas, em Rondônia e Roraima, onde há uma diferença de fuso de duas horas – mesmo sem o horário de verão – o futebol passa a ser exibido após o “Jornal Nacional”, às quartas-feiras; a novela das 21h será exibida na sequência dos jogos. Aos domingos, a “Temperatura Máxima” será exibida entre as partidas e o “Domingão do Faustão”.
No Acre, com diferença de três horas no fuso, a exibição do futebol às quartas-feiras também virá após o “JN”.
A Rede Fuso existe desde 2008, quando as emissoras tinham, por obrigação, exibir suas produções conforme o horário indicado pela Classificação Indicativa; desde o segundo semestre de 2016, porém, não há mais necessidade de exibir, por exemplo, uma novela com classificação “12 anos” após às 20h, como era recomendando anteriormente – o que possibilitou as reprises de “Celebridade” (2003) e “Belíssima” (2005) em “Vale a Pena Ver de Novo”.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.