O ‘Troféu Domingão – Melhores do Ano’, que o “Domingão do Faustão” exibe hoje (9), abre o Fim de Ano na Globo. A temporada especial contará com competições, desenhos animados, encerramentos de temporadas, filmes inéditos, homenagens, premiações e shows. O “cardápio”, variado, será “servido” ao longo das próximas semanas, preparando terreno para as novidades que a emissora irá lançar em janeiro.
Pelo palco de Fausto Silva, neste domingo, passarão atores, atrizes, jornalistas e músicos de destaque neste 2018. O voto popular define os vencedores desta noite de gala. Na próxima edição do dominical, dia 16, o público conhecerá o campeão da 15ª temporada do ‘Dança dos Famosos’; Dani Calabresa, Érika Januza e Leo Jaime disputam o título.
Violão
A festa continua na próxima quarta-feira (12), após “O Sétimo Guardião”, com o “Festeja Brasil”, apresentado por Paolla Oliveira e com direção artística de Raoni Carneiro – que também responde pelo “SóTocaTop”. O espetáculo, gravado em Belo Horizonte, reúne César Menotti & Fabiano, Gusttavo Lima, Maiara & Maraísa, Marília Mendonça, Naiara Azevedo e Zé Neto & Cristiano.
Na quinta-feira (13), Paulo Gustavo domina o “Cinema Especial”, à frente do exitoso “Minha Mãe é Uma Peça 2”. O longa-metragem acompanha as agruras de Dona Hermínia (Paulo), contente com a fama alcançada graças a seu programa de TV; infeliz ao ver os filhos Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier) saírem de casa.
Atração das madrugadas de sábado, o “Zero 1” de Tiago Leifert, ganha uma edição especial na tarde do dia 15. O apresentador recebe convidados, faz os famosos gameplays dos melhores jogos do ano e, com o seu ‘Esquadrão Zero 1’, mostra tudo o que rolou na CCXP – evento realizado em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de dezembro.
- Veja Também: Globo escala Maria Adelaide Amaral e Walcyr Carrasco para às 23h, após cancelamento da faixa
Pipoca
Penúltimo filme da saga “Star Wars”, “O Despertar da Força” entra em cartaz no dia 17, na “Tela Quente”; décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República.
O “Cinema Especial” volta ao horário nobre na quarta-feira, 19; desta vez, com Liam Neeson, na pele de Bryan Mills, em “Busca Implacável 3”. Aqui, o ex-agente do governo norte-americano, acusado injustamente de ter cometido um crime, terá de encontrar os verdadeiros culpados e proteger sua filha Kim (Maggie Grace).
Clássico natalino, “Esqueceram de Mim” será revisitado em “Malhação – Vidas Brasileiras” a partir do dia 20. Mel (Maria Rita), filha de Gabriela (Camila Morgado) e Paulo (Felipe Rocha), estará à frente da história quinzenal, desenvolvida por Patrícia Moretzsohn e sua equipe.
Projeto de Marcius Melhem, com redação final de Martha Mendonça e Nelito Fernandes e direção de Felipe Joffily, “A Gente Riu Assim” irá resgatar os fatos que marcaram o ano pela ótica do humor. Os descasados Dani Calabresa e Marcelo Adnet retomam a parceria profissional, à frente do programa – no ar dia 20, após a novela das 21h – que reunirá imagens dos humorísticos “Choque de Cultura”, “Escolinha do Professor Raimundo” e “Tá no Ar – A TV na TV” e “Zorra”, além do jornalismo. Tudo costurado através de um grafismo próximo à linguagem dos memes.
Na sequência, o último episódio da temporada de “Os Melhores Anos de Nossas Vidas”. Cem jovens universitários escolhem a melhor década de todos os tempos, aquela em que eles gostariam de ter vivido entre os anos 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000. A apresentação fica a cargo de Lázaro Ramos.
Palco
O tradicionalíssimo especial de Roberto Carlos está previsto para sexta-feira (21). O programa, intitulado “Muito Romântico”, receberá o espanhol Alejandro Sanz, Michel Teló e Zizi Possi, além da atriz Marina Ruy Barbosa e de Dudu Braga, filho de Roberto, com sua banda ‘RC na Veia’. O repertório do Rei irá contemplar diferentes ritmos, do rock ao romântico.
O sábado (22) terá histórias inspiradoras de pessoas que conseguiram cumprir importantes resoluções de ano novo e, ao longo de 2018, mudaram positivamente suas vidas, no “Como Será?”. A importância de “fazer as pazes” será destacada em um quadro de Alexandre Henderson, envolvendo crianças, de sete a nove anos, e seus pais.
Um casal que se dedica à construção de brinquedos será destacado por Luciano Huck no quadro ‘Um Por Todos, Todos Por Um’; o apresentador do “Caldeirão” irá presentear a dupla com uma reforma, exigindo apenas que eles tirem um dia do trabalho para brincar com os filhos. Na semana seguinte (29), Luciano irá reunir sua equipe para agradecer o ano que passou e mentalizar boas energias para 2019.
Outra tradição de fim de ano, o amigo-oculto do “Fantástico”, contará, pela primeira vez, com a participação dos âncoras Poliana Abritta e Tadeu Schmidt. A brincadeira, programada para domingo, dia 23, reunirá também Deborah Secco (destaque em “Segundo Sol”), Elza Soares, Jojo Todynho, Kéfera (que estreou como atriz em “Espelho da Vida”) e Tony Ramos.
Chaminé
A véspera de Natal contará com três atrações especiais. Começando pela festa da família Sabino Machado, de “O Tempo Não Para”. O clã vai se deparar pela primeira vez, depois de passar mais de 130 anos congelado, com as novidades das comemorações natalinas da vida contemporânea – e a emoção de ver Papai Noel chegando trazendo presentes para todos.
Corriqueiros em anos anteriores, os especiais de dramaturgia serão reeditados com “O Natal Perfeito”, uma fábula sobre amizade, consciência ambiental e ética. Em cena, Catarina (Melissa Nóbrega), menina que vive em um condomínio de luxo e que decide fugir de casa porque seus pais não compraram o presente que ela esperava. Ao cruzar o muro, é resgatada por Jonas (Cauã Antunes), menino órfão que mora em um ferro-velho e constrói a sua realidade a partir do lixo. No elenco, Bruno Cabrerizo, Caio Blat e Tainá Muller; direção artística de Vinícius Coimbra e texto de Priscila Steinman.
Por fim, o “Cinema Especial” com o desenho animado “Operação Presente”. No dia 25, na sequência de “O Sétimo Guardião”, a história emocionante de um dos personagens mais queridos por todas as gerações, “O Pequeno Príncipe”. A animação, inédita na TV aberta, é baseada no livro de Antoine de Saint-Exupéry e conta com direção de Mark Osborne.
Adeus, ano velho…
“Tartarugas Ninjas” – quatro jovens tartarugas mutantes unindo forças com a corajosa repórter April O’ Neil para salvar Nova York do domínio de um grupo maligno – e “SOS: Mulheres ao Mar 2” – com a escritora Adriana (Giovanna Antonelli) surtando diante da presença da ex-noiva de seu marido, André (Reynaldo Gianecchini), num cruzeiro – encerram a programação de filmes da Globo em 2018, nas sessões do “Cinema Especial” do dia 26 e do dia 27, logo após o folhetim das 21h.
A última sexta-feira de dezembro (28) contará com a “Retrospectiva 2018”: da política – com um candidato à Presidência da República esfaqueado – à economia, com greve de caminhoneiros paralisou o país; da cultura – com o incêndio do Museu Nacional – ao noticiário internacional – um casamento real de conto de fadas e a operação para salvar um grupo de meninos perdidos em uma caverna na Tailândia.
A primeira temporada de “Pais de Primeira” chega ao fim no domingo, 30. Três meses depois do nascimento da pequena Lia, Taís (Renata Gaspar) e Pedro (George Sauma), bolam um plano para a noite de réveillon: convidar toda a família para uma ceia e fugir sem que eles percebam, para passar uma noite romântica, a dois – e preservar, assim, a sanidade mental. No mesmo dia, o “Domingão” entrega o ‘Troféu Mário Lago’ a grandes nomes do meio artístico.
O Fim de Ano na Globo chega ao fim com a “Corrida de São Silvestre” na manhã do dia 31. Antecedendo o início de 2019, o “Show da Virada”; desta vez, gravado em Recife. Ivete Sangalo, Raça Negra, Luan Santana, Simone & Simaria, Thiaguinho e Wesley Safadão comandam a festa, no ar logo após “O Sétimo Guardião”.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.