Na última semana, o RD1 informou, com exclusividade, a chegada de Dony de Nuccio, do “Jornal Hoje”, e de Flávio Fachel, do “Bom Dia Rio”, à bancada do “Jornal Nacional”. Os dois foram escalados para o rodízio dos finais de semana, cobrindo as vagas deixadas em aberto por Alexandre Garcia, agora fora da emissora, e Chico Pinheiro – e não Heraldo Pereira, como informamos anteriormente.
Âncora do “Bom Dia Brasil”, Chico não fará mais parte do esquema de revezamento que cobre as folgas dos titulares do “Jornal Nacional”, Renata Vasconcellos e William Bonner. Consultada, a Globo informa que a saída de Chico é “uma mudança de rotina” e diz ser “normal que, de tempos em tempos, haja uma mexida”.
Cabe lembrar, porém, o episódio envolvendo Chico Pinheiro, Globo e Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, preso após condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na ocasião, abril de 2018, um áudio atribuído a Chico, em defesa de Lula, crítico à ação do então juiz Sérgio Moro – hoje ministro da Justiça – e às legendas utilizadas pela GloboNews na cobertura da prisão.
Na ocasião, Ali Kamel, diretor de jornalismo da emissora, disparou um comunicado alertando os profissionais do canal sobre os perigos de compartilhar preferências pessoas, de qualquer ordem, em aplicativos de mensagens por texto e voz, como o WhatsApp.
Chico Pinheiro chegou à Globo em 1996, após passagens pela Band e pela Record. Foi âncora do “Bom Dia São Paulo” e do “SPTV 1ª Edição”. Na GloboNews, conduzia o musical “Sarau”. Em 2011, deixou os jornais locais de São Paulo para ocupar o posto de Renato Machado no “Bom Dia Brasil”. Além de apresentar eventualmente o “JN”, Pinheiro também já atuou como interino do “Jornal da Globo”.
Sem Chico, o revezamento no “Jornal Nacional” contará com Dony de Nuccio, Flávio Fachel, Heraldo Pereira, César Tralli (“SP1”) e Rodrigo Bocardi (“Bom Dia São Paulo”); no time feminino, Ana Luiza Guimarães (“RJ2”), Ana Paula Araújo (colega de Chico Pinheiro no “Bom Dia Brasil”), Giuliana Morrone (Globo Brasília), Monalisa Perrone (“Hora Um”) e Sandra Annenberg (“Jornal Hoje”).
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.