Oliveira Andrade diz que saiu da Globo após ser trocado por Luís Roberto

Oliveira Andrade

Oliveira Andrade teve longa passagem pela Globo; narrador é contratado da Band (Imagem: Divulgação / Band)

Em entrevista ao “UOL Esporte”, o narrador Oliveira Andrade revelou guardar uma chateação de Luís Roberto, um dos três principais na função na Globo, por conta da situação que o fez sair da emissora carioca.

Hoje no Grupo Bandeirantes, Andrade conta que tudo estava certo para que ele narrasse a Copa da Franca, em 1998. A contratação de Roberto para o canal – quem, segundo ele, indicou dentro da emissora – estragou todo o planejamento.

“Sem dúvida eu fui sacaneado, eu fiquei sabendo pelo jornal que eu não ia… Peguei o jornal “Folha de São Paulo” e tinha uma coluna lá: a Globo já definiu os narradores da Copa da França: Galvão Bueno, Cléber Machado e Luís Roberto”, disse à publicação.

Desde então, ele procurou o canal carioca e pediu a rescisão do contrato, válido até fevereiro de 1999. “Demorou um mês para acertar tudo, eles toparam pagar a minha multa rescisória e eu rescindi o contrato”, contou ele.

Anos depois, porém, ele soube que a ausência na Copa do Mundo ocorreu por conta de uma antiga desavença com os diretores Luís Fernando Lima e Evandro Carlos de Andrade (falecido), envolvendo uma proposta de ida para a Record – que não foi concretizada.

“Esse cara [Evandro] já tinha assumido o jornalismo geral da Globo, e tinha que passar por ele. Aí o Ciro foi para o Rio de Janeiro e falou para ele: ‘O Oliveira tem uma proposta da Record e eu não quero que ele saia, mas eu preciso renovar o contrato dele com um reajuste considerável’, e aí o Evandro falou: ‘Não, não vou assinar'”.

Coube a Boni dar o ok para o “fico” de Andrade, o que gerou a rusga com Evandro. Porém, Luís Fernando Lima diz que, na verdade, um erro de narração durante uma Olimpíada foi o que sacramentou a saída do locutor da Globo.

“Certa vez, durante uma Olimpíada, Oliveira Andrade ia narrar uma prova de nado de costas. Nessa prova, os nadadores se jogam na água para se posicionarem antes da largada. Oliveira Andrade, ao vivo, narrou esse momento com toda a empolgação, como se fosse a largada real da prova. Mas em vez de ir pra frente, os nadadores pararam e voltaram pra suas posições junto aos blocos de partida. Oliveira Andrade: ‘Ih, queimaram a largada’!”, contou para a publicação. “Eu gosto do sujeito, Oliveira é uma excelente companhia pra um bate-papo. Mas essa história ilustra porque ele deixou de fazer parte do meu time de profissionais”.

Sem novela, Gugu Liberato define seu futuro na TV

Longe das negociações dos últimos anos, em meio a idas e vindas na Record e retorno especulado ao SBT, Gugu Liberato definiu rapidamente o seu futuro na TV.

O apresentador renovou o seu contrato com a Record por mais três anos. O loiro continuará fora dos programas de auditório e seguirá investindo em formatos comprados pela emissora.

Em comunicado oficial, ao canal deu detalhes do novo contrato: o apresentador renovou com a rede de Edir Macedo por mais três anos. Desde 2009 na Record, Liberato já apresentou o dominical “Programa do Gugu”, o “Gugu” e os realities “Power Couple Brasil” e “Canta Comigo”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.