De volta à telinha em “Verão 90”, nova novela das 19h da Globo, Sérgio Malheiros dará vida a Diego, um rapaz de origem humilde que se apaixonará por Larissa, vivida por Marina Moschen, uma jovem branca e rica.
Sobre isso, Malheiros relatou à revista Quem que a trama deverá retratar o machismo e o racismo. “Apesar da gente ainda ver um Brasil extremamente preconceituoso e racista, nos anos 90 era bem mais difícil”, disse.
“Ele é um cara humilde, pobre. Situações de preconceito que são corriqueiras na vida de qualquer jovem negro no Brasil o Diego enxerga de forma diferente. Ele tem uma profunda revolta em relação a esse status quo e essas situações que acontecem e que vão levá-lo a repensar o futuro”, contou o ator.
Sérgio ainda falou que para entender o que acontecia na década de 1990, buscou conhecer pessoas que passaram por tais situações. “Conversei com meus familiares, meus parentes, meu pai; principalmente meus tios que eram jovens e teriam mais ou menos a idade do meu personagem”, relatou.
“A gente tinha uma polícia ainda mais truculenta, um resquício da ditadura ainda muito grande. Foi interessante entender como que esse caldeirão cultural pós-ditatura criou e moldou um pouco da cultura dos anos 90 carioca. Isso foi muito importante para mim“, completou.
“Eu já passei muitas situações. Mas fui uma criança negra e famosa e não é que isso me protegia, mas as pessoas pensavam duas vezes antes de fazer alguma coisa comigo”, relembrou o ator sobre alguns episódios de preconceito que já viveu, mesmo sendo famoso.
“Não digo o preconceito de quanto te chamam de macaco na rua ou jogam uma banana, esse tipo de preconceito mais direto e agressivo não. Mas existe um preconceito estrutural, aquele que as pessoas pensam os lugares que você vai frequentar, ou te olham de um jeito que quando você entra em uma loja… Esse tipo está incrustado na nossa cultura e é muito difícil de não sofrer independentemente da sua classe social e sendo famoso ou não”, alertou.
Sobre a namorada Sophia Abrahão, Malheiros disse que sente preconceito no olhar das pessoas. “A gente é um casal interracial famoso, vamos restaurante caro e as pessoas olham torto. As pessoas não escondem. Isso acontece o tempo todo, dentro e fora do Brasil. É uma realidade”, confidenciou.
“Há outras, que às vezes são mais sutis. Quando a Sophia fala alguma coisa sobre o fato de eu ser negro, algumas pessoas dizem ‘mas não, o Sergio não é negro’, como se fosse uma ofensa falar que eu sou negro. É como se fosse um xingamento. Ou então falam ‘Sergio é mulato’ e é preciso a explicar a origem da palavra e como isso é uma forma preconceituosa de entender a negritude”, afirmou.
“Diego também é surfista e o Carlos Burle (um dos maiores surfistas brasileiros) me ajudou muito. Ele me deu um livro sobre sua vida que me aproximou do mundo do surfe naquela época. Não só os equipamentos era muito diferentes, mas o estilo de surfe também”, explicou Sérgio sobre o personagem que fará na TV.
BBB 2019: Expulso, Vanderson já tem data para depor em delegacia
Vanderson Brito, expulso do “BBB 2019” na manhã desta quarta-feira (23), já tem data marcada para depor na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) do Rio de Janeiro.
Vanderson estará na segunda-feira (28), às 9h. A informação é da delegada da Deam de Jacarepaguá, Rita Salim. Ela afirmou que ele deverá permanecer no Rio até o depoimento.
Quando recebeu a intimação para o depoimento, o acriano se mostrou surpreso com a situação. O depoimento foi pedido pela delegada Juliana de Angelis, da Delegacia de Atendimento à Mulher de Rio Branco, no Acre.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.