Nesta quinta-feira (24), a web ficou em choque com o anúncio do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) de que não irá assumir o novo mandato e abrirá mão do foro privilegiado após ter recebido ameaças de morte por questões políticas.
Além disso, Jean decidiu abandonar o Brasil após os ataques. Atualmente ele está no exterior e afirmou ao jornal Folha de S.Paulo não ter previsão para voltar.
Jean Wyllys é homossexual assumido e tinha como principais bandeiras pautas relacionadas às causas LGBT e minorias. Ele era também um dos rivais diretos do atual presidente Jair Bolsonaro.
“Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração”, disse Jean em seu Twitter.
Após tal decisão, famosos se solidarizaram pela situação do político. Confira:
@jeanwyllys_real toda a solidariedade. Eles não nos calarão. Bandidos e covardes. Gente acostumada com o jogo sujo. Vergonha desse Brasil!!!
— Dira Paes (@DiraPaes) January 24, 2019
Não importa se você é direita ou esquerda. Essa é uma notícia muito triste. https://t.co/RPCdBg5Xut
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) January 24, 2019
Outro dia, escrevi que quem comemorou o vazamento do grampo do Lula tem obrigação moral de não condenar a quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro.
Pois bem. Será que quem fez piada com a facada no Bolsonaro pode se escandalizar com a situação do Jean Wyllys?
🤷🏻♂️#TáTodoMundoLouco
— Canal GOAT (@CanalGOAT) January 25, 2019
Gentem não é possível que veremos os filhos amados dessa terra tendo que abandonar o nosso país por falta de segurança.
De novo não.
Façam alguma coisa por favor! @jeanwyllys_real https://t.co/8Potu9HXul— Elza Soares (@ElzaSoares) January 25, 2019
Um país em que um deputado eleito democraticamente precisa ir embora para se manter vivo, não se pode mais afirmar livre. Estamos sob os piores grilhões, aqueles travestidos de correção e tradição. Hipocritas. @jeanwyllys_real se cuide e volte.
— Suzana Pires (@SUZIPIRES) January 25, 2019
https://www.instagram.com/p/BtCX3mYhWIh/
https://www.instagram.com/p/BtCbq_GAcTK/
https://www.instagram.com/p/BtCihGNHTMm/
https://www.instagram.com/p/BtCETvpBA_m/
Alexandre Frota debocha de Jean Wyllys após ser condenado
Alexandre Frota deu o que falar ao debochar de Jean Wyllys em um vídeo no Instagram. O ator, eleito deputado federal, foi condenado pela Justiça Federal, na última segunda-feira (17), a pagar uma multa de mais de R$ 295 mil.
O valor foi atribuído a Frota após ele ser acusado de difamação e injúria ao atribuir uma fala falsa de pedofilia a Wyllys. Nas imagens, Alexandre aparece chorando e picando papel com a música “Hey Jude”, dos Beatles, ao fundo.
Na legenda do vídeo, Frota escreveu: “Alexandre Frota começa a pagar sua pena“. Como parte da pena, o ex-ator pornô deverá prestar serviços comunitários à comunidade por dois anos e picotar papel no fórum. A decisão é em primeira instância, e a defesa vai recorrer.
Wyllys abriu um processo contra Frota após este alegar que ele disse a seguinte frase: “A pedofilia é uma prática normal em diversas espécies de animal, anormal é o seu preconceito”.
Após a sentença, Jean se pronunciou nas redes sociais: “A partir de agora, a toda essa gente ruim, com ódio no coração, que gosta de divulgar mentiras, fake news e calúnias a meu respeito, eu digo: pensem duas vezes!”.