As referências que bombaram nas redes sociais na estreia de “Verão 90” prosseguiram no segundo capítulo da trama, exibido nesta quarta-feira (30). Além da novela “Irmãos Coragem” (1970), citada por Janaína (Dira Paes), e da Brasília amarela de João (Rafael Vitti) – homenagem ao clássico “Pelados em Santos” dos Mamonas Assassinas –, William Bonner, em seus primeiros anos de Globo, também foi reverenciado.
- Veja Também: Globo surpreende e faz alterações no “Jornal Hoje”, “Cordel Encantado” e “A Grande Família”
Na sequência, Lidiane, vivida por Claudia Raia, chega em casa e liga a TV; após conferir um recado da filha, Manu (Isabelle Drummond), a “pantera” se atenta para o telejornal. “Nossa, esse apresentador… Que gato!”, exclama Lidi, ao ver Bonner na tela. “Que pão!”, complementa.
William Bonner chegou à Globo em 1986, após cinco meses na Band, como apresentador do “SPTV 3ª Edição”, exibido após o “Jornal da Globo”. No ano seguinte, fez sua estreia em rede nacional, com o “Globo Rural”. Em 1988, substituiu Marcos Hummel, em férias, na bancada do “Jornal Hoje”; foi então alçado ao comando do “Fantástico”, ao lado de Sérgio Chapelin e Valéria Monteiro.
- Veja Também: Cid Moreira revela doença e faz alerta importante
Em 1990, ano em que se passa a trama de “Verão 90”, Bonner se dedicava ao “Jornal da Globo”, formando dupla com a então namorada Fátima Bernardes; os dois oficializaram o casamento no mesmo ano; a união chegou ao fim em 2016. Em 1996, Bonner assumiu o “Jornal Nacional”, onde está até hoje.
Abertura de “Verão 90” causa com referências às novelas e “pião” do SBT
O SBT vai marcar presença na tela da Globo, todas as noites, a partir desta terça-feira (29). É que a nova novela das 19h, “Verão 90”, traz em sua abertura uma referência ao “Pião do Baú”, um dos programas de maior sucesso de Silvio Santos. A vinheta reverencia também a lambada, as boybands, o telefone sem fio – uma das inovações da década de 1990 – e novelas de sucesso da emissora.
Os logotipos de “Roda de Fogo” (1986) e “Pedra Sobre Pedra” (1992), dois clássicos do horário das 20h, foram reeditados (confira abaixo). Já o Pião do Baú surge em mais de uma ocasião; a última delas, com o “ganhador” segurando o cheque (enorme) do prêmio.
A abertura de “Verão 90” destaca ainda o clipe de “Chorando se Foi”, canção que fez sucesso no início dos anos 1990, com a banda Kaoma; bem como “Macarena”, hit do grupo Los Del Rio. Também a faca Ginsu, destaque dos programas de televendas que se proliferaram nesta década e bronzeados como o “Sol de Verão”, da Davene. Por fim, a mola maluca, os patins, os skates e os videogames.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.