Além de colocar William Bonner “cantando” a música “Jenifer”, o “Isso a Globo Não Mostra” deste domingo (3) ironizou a Vale. O quadro do “Fantástico” alfinetou a empresa usando aberturas de novelas.
O humorístico usou a música-tema de “Vale Tudo” (1989) – “Brasil”, interpretada por Gal Costa -, mas com imagens da abertura de “Deus Nos Acuda” (1992), na qual colocou as pessoas afundando em uma lama. A ideia, na época, era representar o momento que o país vivia, quando Fernando Collor de Mello sofreu impeachment.
No fim do quadro, a Globo colocou a marca da mineradora para formar o nome da novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A ideia era apresentar uma crítica para a Vale, após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.
Cabe lembrar que o “Isso a Globo Não Mostra” da semana anterior ironizou uma fala de Jair Bolsonaro (PSL), na Suíça, falando sobre o Meio Ambiente, dias antes da tragédia que deixou ao menos 121 mortos e 226 desaparecidos.
Veja:
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]