Bruxa do 71, do “Chaves”, lutou contra a ditadura na Espanha

Bruxa do 71

A Bruxa do 71, ou melhor, a dona Clotilde pegou em armas contra Francisco Franco na Espanha (Imagem: Reprodução / YouTube)

Angelines Fernández, imortalizada como Dona Clotilde do seriado mexicano “Chaves”, lutou contra a ditadura de Francisco Franco, na Espanha, entre 1936 e 1975. A atriz, que deu vida à Bruxa do 71, tinha 25 anos à época em que fugiu de seu país natal.

Fernández estava sendo perseguida pela ditadura franquista por participar da luta armada ao lado de grupos trabalhistas, sindicalistas, femininos, republicando e democráticos. A informação é da rádio Jovem Pan.

A atriz nunca tocou no assunto sobre esse passado na Espanha e sequer comentava sobre a luta armada à qual esteve como militante. Vivendo no México, onde fez um sucesso arrebatador como a bruxa, Angelines optou por iniciar sua carreira na comédia e ao lado de Roberto Gómez Bolaños.

Outro grande amigo de Angelines foi um comediante mexicano que abriu as portas para Roberto Bolaños na Televisa, Mario Moreno, o lendário Cantiflas.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.