O desfecho de “Malhação – Vidas Brasileiras”, nesta segunda-feira (15), registrou a pior audiência para um último capítulo da novela desde 2014, com “Malhação – Casa Cheia”. A adaptação da série canadense “30 Vies”, realizada por Patrícia Moretzsohn, também pagou mico a média-geral mais baixa dos últimos anos, derrubando os bons índices da antecessora, “Viva a Diferença” (2017) – que ganhou o Emmy Internacional Kids recentemente.
No ar das 17h57 às 18h33, “Malhação – Vidas Brasileiras” marcou 18,7 pontos, com 20,5 de pico e 30,5% de participação no número de televisores ligados (share). Abaixo dos 19,8 de “Viva a Diferença”, dos 21 de “Pro Dia Nascer Feliz” (2016) e dos 25,8 de “Seu Lugar no Mundo”. A trama empatou com os 18,7 de “Malhação – Sonhos”. E venceu apenas os 15,4 de “Casa Cheia” (2013), também escrita por Patrícia, ao lado da mãe Ana Maria Moretzsohn.
Na média-geral, “Vidas Brasileiras” acumulou 16,2 pontos. Bem abaixo dos 20,4 de “Viva a Diferença”. A temporada mais recente de “Malhação” também perde para “Pro Dia Nascer Feliz”, com 18,5 pontos, e “Seu Lugar No Mundo”, com 16,7. Já “Sonhos”, estrelada por Rafael Vitti – hoje no ar em “Verão 90” – atingiu 15,9; a diferença é que a fase escrita por Paulo Halm e Rosane Svartman terminou aclamada pelo público, enquanto “Vidas Brasileiras” padeceu com as críticas.
O último capítulo de “Malhação” trouxe a morte de Amanda (Pally Siqueira), portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica. Também a demissão de Solange (Fernanda Paes Leme), diretora que tentou sabotar Gabriela (Camila Morgado). A protagonista, aliás, foi promovida a diretora do colégio Percurso, ao lado do amado Rafael (Carmo Dalla Vecchia) e do colega Marcelo (Bukassa Kabengele).
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.