“Por Amor” é reclassificada e proibida para menores de 12 anos

"Por Amor"

Regina Duarte e Gabriela Duarte, como Helena e Eduarda, em “Por Amor”; Globo exibe cena histórica em “Vale a Pena Ver de Novo” (Imagem: Divulgação / Globo)

“Por Amor”, em reprise no “Vale a Pena Ver De Novo”, na Globo, recebeu do Ministério da Justiça uma nova classificação indicativa. A novela estrelada por Regina Duarte, mesmo com a mudança na classificação, não terá o seu horário revisado.

De acordo com a decisão, a trama escrita por Manoel Carlos foi reclassificada de “livre para todos os públicos” para “não recomendada para menores de 12 (doze) anos” por conter “drogas lícitas, conteúdo sexual e violência”.

O coordenador da revisão constatou que a exibição das cenas dos capítulos até aqui tinha tendências de ato violento, consumo de droga lícita, lesão corporal, apelo sexual, insinuação sexual, nudez velada, estigma/preconceito, indicando a necessidade de uma nova classificação.

A Globo tem cinco dias para a nova classificação ser exibida nos capítulos. O tema livre da novela foi classificado em 26 de junho de 1997, em sua exibição original, se adequando aos critérios da época.

Com os novos critérios de adequação, considerando a decisão do dia 3 de agosto de 2018, “surgiram questões quanto às inadequações possivelmente presentes na obra em apreço”, citadas acima.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].