- Atualizado em 29/07 às 14h48
Homossexual declarado, Luis Lobianco usou o seu perfil no Instagram para fazer um desabafo contra um episódio de homofobia sofrido por um amigo seu e a mãe, cometido por um motorista de aplicativo.
“Hoje eu acordei com a notícia que um amigo próximo foi vítima de um ato violento de homofobia. Não só ele mas também a sua mãe de 70 anos, seu afilhado adolescente e seu namorado sofreram violência física e verbal. Um crime de ódio, cometido por um motorista de Uber”, iniciou.
O ator seguiu a sua denúncia criticando aqueles que agridem pessoas pertencentes a comunidade LGBT e mandou um alerta para o aplicativo de transportes, que costuma fazer campanhas de apoio a diversidade.
“Tem um tipo de macho médio brasileiro que deve estar bem desesperado com a nossa presença ocupando todos os espaços. Pra sufocar o seu desejo mais reprimido precisa bater covardemente em dois rapazes gays e colocar uma arma no peito de uma senhora – sim o motorista fez isso com a MÃE do meu amigo. Uber Brasil, ou vocês apoiam a parada lgbtqi+ ou vocês apoiam lgbtfobia, os dois não dá”, disparou.
Lobianco encerrou oferecendo o seu apoio ao amigo e mandou um recado para os haters que, por ventura, pudessem aparecer nos comentários.
“Esse é um amigo próximo, andamos pelos mesmos lugares, de mãos dadas com nossos amores e nossas mães e um aviso? Nossa comunidade não vai baixar a cabeça! Podem encher os comentários aqui de mão fazendo arminha, podem usar mil termos, robôs reais e virtuais pra justificar o seu ódio. Não temos medo de quem está dirigindo o carro e muito menos de quem dirige o país”, finalizou.
Em contato com o RD1, a assessoria da Uber se manifestou sobre o assunto e emitiu a seguinte nota:
“A Uber considera inaceitável qualquer forma de violência e de discriminação em viagens pelo aplicativo. O motorista citado foi desativado do app assim que soubemos do caso. Entramos em contato com o usuário para oferecer apoio e informar que seguimos à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
A empresa se orgulha em oferecer opções de mobilidade eficientes e acessíveis para todos – ao mesmo tempo em que oferece também uma oportunidade de geração de renda democrática, independente de credo, etnia, orientação sexual ou identidade de gênero (sendo a primeira empresa de ridesharing que permite nome social na plataforma).
Fornecemos diversos materiais informativos a motoristas parceiros sobre como tratar cada usuário com cordialidade e respeito e frequentemente realizamos e apoiamos campanhas em favor da diversidade e do respeito como forma de conscientizar usuários, motoristas parceiros e a sociedade em geral. Um exemplo é a campanha “Carnaval de Respeito”, realizada em parceria com a ONG Plan International, que foi divulgada para milhões de usuários e motoristas.
Como empresa de aplicativos de Internet, a Uber está sujeita à legislação sobre esse tema, incluindo o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/ 2014), e só pode compartilhar dados respeitando essa legislação. O Marco Civil da Internet é a lei federal que regula qualquer tipo de compartilhamento de dados no Brasil e proíbe o compartilhamento de dados pessoais com terceiros, exceto nos casos expressamente previstos em lei.”
https://www.instagram.com/p/B0WbRt0g2kd/?utm_source=ig_web_copy_link
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.