A Globo está sendo acusada de fazer “retaliações” contra jornalistas que fizeram greve em junho do ano passado, no Estado de Alagoas.
A afiliada da emissora, a TV Gazeta, chegou a demitir 15 jornalistas e apresentadores e foi obrigada pela Justiça trabalhista a reintegrá-los às suas respectivas funções.
De acordo com o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, desde então, o canal passou a promover uma espécie de “castigo”, reduzindo ganhos, benefícios e até visibilidade.
O objetivo inicial era reduzir em 40% o salário das equipes, mas como a decisão não pôde ser tomada, restou rebaixá-los de cargos, aumentando a pressão sobre os profissionais.
A emissora local pertence à família do senador Fernando Collor de Mello, que chegou a ser obrigada a disponibilizar férias a todos os reintegrados por lei.
Em seguida, foram feitos os rebaixamentos, nos quais produtores e apresentadores viraram editores, enquanto funcionários foram colocados em cargos menores.
Há ainda âncoras e comentaristas que foram afastados do ar, mesmo com anos de trabalho na casa, no comando de programas como “Bom Dia Alagoas” e “ALTV 1ª Edição”.
Crise na afiliada da Globo
A publicação informa que uma crise econômica e política toma conta da emissora local, cujo prédio que a sedia deverá ir à leilão para pagar dívidas.
Luís Amorim, diretor-executivo, e Collor de Mello estão sendo ainda investigado pela Lava-Jato, sob acusações de corrupção.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.