A Globo entrou de vez na nova moda dos podcasts. O arquivo digital de áudio se tornou a maior febre entre o público que acompanha de tudo, de esportes até a política. O jornalismo da Globo deu início a uma leva de novas histórias contadas por estrelas do canal disponíveis em diferentes plataformas.
Nesta segunda-feira (26), um pacote de nove novos podcasts dá voz a talentos da Globo, da GloboNews e do G1 em um conteúdo diverso. Os programas podem ser ouvidos no site do G1 e estarão disponíveis também no Spotify e no iTunes.
Entre as novidades estão o podcast diário “O Assunto”, com Renata Lo Prete, conversando com jornalistas e convidados sobre temas relevantes do dia a dia. A novidade continua com um quarteto: Natuza Nery, Maju Coutinho, Andréia Sadi e Julia Duailibi. Juntas, elas comandam o “Papo de Política”. Os podcasts continuam com o jornalismo internacional no “Hub” e no “GloboNews Internacional”.
Programas jornalísticos conhecidos do público, como “Fantástico”, “Bem Estar” e “Como Será?” também estão na lista. No “Isso é Fantástico”, Murilo Salviano conversa com um repórter do “Fantástico” sobre os bastidores de uma grande reportagem e traz novas informações sobre temas que vão pautar a semana.
Às quartas-feiras, Michelle Loreto, discute temas relacionados à saúde com a participação de especialistas no “Bem Estar”, e Sandra Annenberg recebe, nas manhãs de sábado, um especialista para tirar dúvidas dos telespectadores sobre assuntos da atualidade para o “Como Será?”.
Globo faz paródia e detona Bolsonaro sobre situação da Amazônia
A Globo voltou a ironizar as declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro (PSL). No “Fantástico”, deste domingo (25), o político virou assunto e se tornou tema de nova paródia interpretada por Marcelo Adnet.
O humorista surgiu imitando Caetano Veloso e soltando a voz numa nova versão do clássico “Sampa”. A paródia, então, usou frases e decisões do presidente sobre as queimadas na Amazônia e problemas ambientais.
“Alguma coisa anoitece é eclipse? Não é não / Só sei que uma tarde em Sampa virou escuridão / É a feia fumaça que vem das queimadas intensas / Que desde janeiro aumentaram em 80% / Mas o presidente desmente que aumenta o desmatamento”, diz um trecho.
“Mete o pau na Noruega e na Alemanha / Diz que as ONGs fazem queimadas / Acusa o INPE de mentir / Governa falando de cocô e de tropeço e tropeço / Nos traz um progresso ao avesso, ao avesso, ao avesso”, encerra a paródia.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].