Marcelo Crivella está sendo acusado de manipular uma reportagem do “RJ1”, da Globo, para colocar a população carioca contra o canal. Diante disso, a própria emissora expôs a situação e mostrou que o vídeo foi “deturpado” para ser alvo de ataques.
A reportagem em questão foi ao ar no último dia 6 de setembro. Nela, a repórter Susana Naspolini aponta os problemas de infra-estrutura de uma escola municipal do Rio e, em seguida, os exemplifica com um caderno cheio de erros extremos de ortografia.
Em seguida, questiona que nota o caderno deveria ganhar e um homem responde que estão na faixa dos 3, correndo o risco de repetir de ano. Na sequência, afirma o que os entrevistados relataram, que o serviço da prefeitura “não foi bem feito”.
Imediatamente, Crivella produziu um vídeo intitulado “A Farsa da Globo”, insinuando que a jornalista mostrou um caderno que seria das crianças e que a intenção da reportagem era “humilhar os alunos”.
“A reportagem tentou denegrir o ensino público, mas acabou ridicularizando quem mal sabe se defender”, diz o vídeo, com fundo musical sensacionalista e depoimentos de uma turma de alunos gritando que o caderno não é deles.
Em seguida, anuncia que irá processar a emissora: “É lamentável que, em sua sanha de perseguir o prefeito Marcelo Crivella, a Rede Globo de Televisão se preste a um papel preconceituoso e covarde, atingindo a honra e a autoestima de jovens alunos da rede municipal de ensino e de seus professores. Por isso, a Prefeitura do Rio vai processar a emissora pela matéria mentirosa e manipulada, exibida no telejornal RJTV 1 na sexta-feira, dia 6 de setembro”.
Em resposta, nesta quinta-feira (11), a apresentadora Mariana Gross esclareceu a situação durante o “RJ1” e afirmou:
“A Prefeitura do Rio divulgou um vídeo deturpando o que a Susana disse. A gente lamenta a atitude do prefeito Marcelo Crivella, que editou frases da matéria com a clara e condenável intenção de jogar as crianças contra a repórter”, explicou.
“Susana Naspolini é admirável pelo belo trabalho que faz. Nem a Globo nem a Susana jamais fariam uma reportagem expondo as crianças daquela forma”, disse ainda.
Por fim, a jornalista explicou que o caderno mostrado foi apenas uma forma de exemplificar a obra mal feita na escola e não tinha a intenção de dizer que foi escrito pelas crianças que estavam ao seu lado na reportagem.
“Susana usou um exemplo hipotético de uma redação com erros de português que tiraria nota baixa para comparar com prefeitura, que segundo pais de alunos ouvidos, não fez o serviço de reforma bem feito. Calçada tinha buracos, muro estava rachado e havia problemas na quadra de esporte. Susana não disse em nenhum momento que um aluno da escola tinha escrito a redação com aqueles erros e a matéria não trata do desempenho escolar das crianças e a prefeitura do Rio divulgou um vídeo deturpando o que a Susana disse”, declarou a emissora em nota lida por Mariana.
Confira a reportagem manipulada:
Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.